bleach



 O AUTOR


 
Nascido em 26 de Junho de 1977, Tite Kubo é apenas um pseudônimo. Seu nome verdadeiro é Noriaki Kubo. Kubo começou a desenhar mangás durante o ensino médio, no qual fazia parte do Clube de Anime . Foi também no ensino médio que ele criou seu primeiro mangá: Zombie Powder, que foi publicado semanalmente na revista Shonen Jump. Porém, com a falta de sucesso do mangá, a série foi cancelada, logo após alcançar 4 volumes.

Mais tarde, em sua carreira, após o fracasso com ZP, Kubo criou um novo mangá, chamado Bleach, e o enviou à Weekly Shonen Jump, com a esperança de que o mangá fosse publicado. Porém, Bleach foi rejeitado devido as similaridades com o mangá Yu Yu Hakusho que estava sendo publicado pela revista na época.
Mesmo Bleach tendo impressionado o grupo de leitores que controlavam as séries editadas pela revista, a rejeição fez com que Kubo perdesse as esperanças. Esse quadro mudou quando Akira Toryama, autor de Dragon Ball, mandou à Kubo uma carta tranqüilizando-o e inspirando-o a continuar com o mangá, dizendo que havia gostado muito de seu trabalho .
Após isso, Tite, novamente, levou o mangá para a Shonen Jump, e que, para surpressa, foi aceito desta vez. Bleach, agora, é publicado semanalmente pela Weekly Shonen Jump , e atualmente chegando à ultrapassar 200 capítulos publicados.

A versão anime, exibida pela TV Tokyo, é um dos animes de maior audiência atualmente no Japão, o que leva a crer que Kubo, no futuro, garantirá seu nome como um grande mangáka do século 20.
 

Kubo ainda foi convidado, junto a vários mangakás renomados, como: Eiichiro Oda (One Piece) e Masashi Kishimoto (Naruto), à prestar uma homenagem a Akira Toryama. Tite, juntos ao demais autores, fizeram desenhos de Dragon Ball ao seu ponto de vista, para serem publicados na versão definitiva do mangá de mesmo nome. Para conferir como ficou o desenho do mangaká, veja abaixo:


(Clique na imagem para ampliá-la)


Entrevista (Shonen Jump)
Abaixo, confira um entrevista dada pelo autor de BLEACH à Shonen Jump americana, em Março de 2006:

"Conheça Tite Kubo, criador do grande mangá de ação: BLEACH. Aprendemos muito durante nossa conversa. Como: quando ele começou a desenhar mangá, ele sequer sabia o que estava fazendo, mas seu estilo de desenho conseguiu chamar a atenção de um editor. E a respeito de BLEACH estar recheado de referências musicais: quando ele está trabalhando na história, ele não pode nem mesmo ouvir rádio - mas claro, quando está desenhando uma cena de batalha, ele vai com tudo."

SHONEN JUMP: Como foi que você entrou na área dos mangás?
Kubo Tite : No verão, enquanto estava no terceiro ano do colegial, foi a primeira vez que eu escrevi um mangá. Eu não tinha nenhum conhecimento de como desenhar um mangá - eu nem sabia que era preciso fazer rascunhos primeiro - então eu só desenhei direto no papel e mandei para a Weekly Shonen Jump para participar de um concurso. Eu não ganhei, mas eu recebi um telefonema de um dos editores sugerindo que nós trabalhassemos juntos.

SJ: O que vem primeiro, a história ou a arte?
KT: É claro que, ou são as imagens ou os personagens - às vezes eu tenho ídeias de como será a personalidade de alguns personagens e de como será sua aparência. A partir que você tenha tudo isso em mente, a história vai fluindo normalmente. A chave de tudo é amar os personagens, como se eles fossem reais.

SJ: Se você não fosse um mangaká, o que você faria?
KT: Design Industrial, arquitetura - eu nunca estudei essas coisas, mas são bem interessantes.

SJ: Como você está envolvido com o anime de BLEACH?
KT: Estou envolvido com o design dos personagens. Normalmente, o design dos personagens são feitos apenas com a supervisão dos autores, mas no meu caso, desenho como todos os personagens devem parecer - eu basicamente desenho todos que aparecem no anime. É muito raro um autor ficar tão envolvido assim com a versão animada.

SJ: Quem seriam os atores dos sonhos para um filme live-action de BLEACH?
KT: Se fosse possível transformar BLEACH em um filme com atores reais, então eu não teria feito o mangá. Eu gosto de desenhar coisas que só possam ser feitas em um mangá.

SJ: Qual é o tipo favorito de mangá da Rukia?
KT: Ela adora mangás de horror, shoujos que envolvem horror. Ela veio do mundo pós-vida, mas, na verdade, não há nada aterrorizante para se ler lá.

- FIM -


Entrevista (Databooks)
Esta é uma entrevisa contida nos dois Databooks de BLEACH. É uma descontraída e interessante entrevista com Kubo Tite e Masakaku Morita (dublador de Ichigo, no anime).


Pergunta: Quando o Kubo-Sensei e o Morita-san se conheceram pela primeira vez?
Kubo Tite: Após gravarmos a primeira versão animada de BLEACH. Foi quando eu mesmo dublei o Kon. Acho que essa foi a primeira vez.
Masakaku Morita: Eu tinha alguns negócios para resolver logo depois da gravação, então não tivemos muito tempo para conversar...

P: Quais foram as primeiras impressões que vocês tiveram um do outro?
MM: Uma pessoa tímida.
KT: Uma pessoa bastante extrovertida. Ele é sempre bem energético. Eu não costumo me dar muito bem com pessoas como ele, mas o Morita-san é muito amigável e aberto, o que ajudou muito em nossa relação. Nós nos demos muito bem desde nossa primeira conversa.

P: Kubo-sensei, você assiste ao anime de BLEACH?
KT: É claro! Sempre pego uma cópia do episódio antes dele ir ao ar, e também sempre vejo ele quando é transmitido na TV.

P: Tem algum comentário sobre o anime?
KT: Eu tenho que fazer tudo sozinho no mangá, mas na versão animada, há varias pessoas por trás. Cada pessoa pode interpretar a história da série de uma maneira diferente, por isso, eu sempre fico morrendo de medo quando vou ver o anime (risos).

P: O Ichigo fala com você com a voz do Morita-san quando você imagina ele na sua mente?
KT: Já aconteceu (risos).Até já falei sobre isso com o Morita-san.
MM: Quando ele me disse, eu me vi obrigado a procurar essa cena.
KT: Foi quando Ichigo e os outros voltam da Soul Society, quando o Ichigo diz: "Eles tão de brincadeira?" (risos) (Essa fala ocorre quando o grupo está passando pelo portal das dimensões, e voltando para a Terra)

P: Como vocês aproveitam seus dias de folga?
KT: Que dias de folga?
MM: Idem comigo.
KT: Quando eu tenho algum tempo livre, eu gasto ele colorindo o mangá ou em outras tarefas. É muito raro eu ter algum tempo livre, nem me lembro quando foi a última vez que eu tive algum. Na verdade, eu tiro algumas horas para ir cortar o cabelo, mas sempre que eu volto do cabelereiro, eu volto para meu trabalho.

P: Qual é a coisa que você mais quer fazer no momento?
KT: Não tenho certeza... se todo dia eu pensar no que quero fazer, eu ia ficar louco!

P: Kubo-sensei, você já pensou em, mais pra frente, trabalhar em uma série diferente?
KT: Eu tento não ficar pensando muito nisso. Quando começo a pensar em outra coisa, eu fico completamente desconcentrado, e depois é muito díficil eu me concentrar de novo. Minha mente, minhas ídeias (sobre BLEACH) começam a ficar embassadas. Então, se alguma idéia aparece, eu só faço um ou dois esboços de personagens e depois deixo por isso mesmo. Eu tento manter minha mente focada em BLEACH o máximo possível. Se eu fizesse uma história a parte sobre "qualquer outra coisa", aí BLEACH não iria sair como eu gostaria, por isso eu nunca fiz essas coisas.

P: Que tipo de trabalho vocês gostariam de fazer no futuro?
MM: O trabalho dos espertos: estágiario. Eu começei como estágiario, por isso gostaria de trabalhar com estágio e também na TV... mas isso só bem mais pra frente. Atualmente, eu não tenho tempo pra nada disso.
KT: Designer. Eu gostaria de fazer algum design fashion. Claro, eu teria muito o que estudar, mas.... acho que se estudasse por alguns anos eu já poderia arriscar alguns designs fashion ou de interiores de casas.

P: O capítulo sobre o Aizen... eu adorei o título!
KT: Muito obrigado. (ele se refere ao capítulo onde Aizen aparece morto, pendurado em um prédio: "Como uma flor sobre a parede de pedra") 
MM: 
O poema que você escreve no ínicio de cada volume são muito bons, também!

P: Quando tempo leva para escrever cada poema?
KT: Eu já tenho alguns prontos. Quando algo me inspira, eu escrevo um novo, e mais tarde, eu escolho os poemas que combinam com as cenas que eu estou trabalhando no momento e as incluo nos volumes.
MM: Ah, então você tem um livro cheio de poemas feitos por você?
KT: Sim! Eu tenho por volta de uns 50 poemas já escritos. Eles podem ser tanto sobre a personalidade de algum personagem ou sobre algo que eu estava pensando no momento. Se eu não consigo encontrar nenhum poema que se encaixe no que eu quero, eu fico pensando até conseguir escrever algum que sirva. É bem exaustivo quando não consigo encontrar nenhum poema que sirva no meu acervo.

P: E isto está acontecendo com você no momento?
KT: Sim. No momento estou pensando em algum, para incluir no Character Book SOULs. Eu avisei "a eles" que gostaria de incluir algum poema no Character Book SOULs e no Animation Book VIBEs, então ainda estou me esforçando para fazer algum que se encaixe.

P: Kubo-sensei, qual é a hora que você sente satisfação quando está trabalhando?
KT: Creio que é quando consigo desenhar uma cena exatamente como a imaginei em minha mente. Eu só posso desenhar 19 páginas por semana, por isso, às vezes tenho que abrir mão de algumas coisas. Raramente sai como eu quero, mas quando sai, eu me sinto ótimo!

P: Às vezes, algumas partes do mangá se parecem com cenas retiradas de um filme. Como: a cena quando Hinamori tenta atacar Ichimaru, após a morte de Aizen. (Cap.101)
KT: Este é um exemplo de cena que saiu exatamente como eu queria. Onde fui capaz de transmitir tudo que eu queria com as técnicas certas. Estou feliz em saber que você gostou.
MM: É uma daquelas coisas que, quando você vê pela primeira vez, nem percebe. Mas ao rever a cena, você percebe a magnitude, o extenso trabalho que houve para encaixar todas as cenas perfeitamente, o tamanho dos quadros, os efeitos utilizados, é quando você percebe o quão bem desenhado foi.
KT: Há ainda várias coisas que eu gostaria de desenvolver mais na série. Se eu tivesse tempo infinito, uma das coisas que eu gostaria de fazer é me aprofundar mais sobre o Zaraki Kenpachi. Tenho certeza que, em algum momento na história, poderei fazer isso.

P: Gostaria de saber um pouco mais sobre a Yachiru também...
KT: Também planejo algo sobe isto. Mas por ora, é segredo.
MM: E sobre as "Quatro Casas Nobres"...?

P: Kuchiki, Shihouin e.... Shiba...?
KT: Não, não, a Shiba não faz parte. Quando tudo começou, eram as "Cinco Grande Casas". Há várias idéias que tenho em mente, mas só quero trazer à tona as que são realmente boas. Você quer do bom e do melhor, não é?
MM: Com certeza! (risos)

MENSAGEM DO AUTOR
Eu leio todas as cartas que vocês me enviam. São seus sentimentos e opniões que me fazem seguir em frente. Então, por favor, que as cartas dos fãs não parem nunca!! (risos)

- FIM -






 BIOGRAFIAS
ATENÇÃO! A seção a seguir pode conter spoils se você não acompanha o mangá. Caso não queira saber dos acontecimentos atuais da série, não prossiga.



Principais
     
     


Mundo Humano
     


Soul Society
     


Hueco Mundo
     
     
     









 GUIA DE EPISÓDIOS

Conta o ínicio da estória de Ichigo, que tem seu mundo mudado após adquirir os poderes de um Shinigami, e com isso, descobre novos aliados e inimigos na luta contra os espíritos malignos, os Hollows. Na saga "Substituto de Shinigami".

 
  
 
  
       




05/10/2004)
 
001. O Dia em que me Tornei Shinigami
Shinigami ni natchatta hi, 死神になっちゃった日
Em algum lugar na pacífica cidade de Karakura, um jovem garota aparece em meio a cidade, atacando um monstro, que apenas o jovem Kurosaki Ichigo conseguia ver. Novamente, a jovem aparece, mas desta vez, ela o quarto de Ichigo. Ela se apresenta como Kuchiki Rukia, uma Shinigami. O Hollow que a garota procurava aparece subtamente na casa de Ichigo, ferindo sua família e Rukia. O único jeito de salvar a todos é Rukia emprestando seus poderes ao jovem Ichigo, e ela o faz. Nesse instante, Ichigo derrota o monstro e dá ínicio à problemas que ele mal podia prever.



(12/10/2004)
 
002. Um Trabalho de Shinigami
Shinigami no oshigoto, 死神のお仕事
Ichigo descobre que a Shinigami da noite anterior ficou sem seus poderes. E a mesma obriga Ichigo a arcar com os deveres de um Shinigami. Após muito negar, ele aceita susbtituir a garota no trabalho de Shinigami.


(19/10/2004) 
003. O Desejo do Irmão mais Velho, o Desejo da Irmã mais Nova
Ani no omoi, imouto no omoi, 兄の想い、妹の想い
Ichigo descobre que uma de suas colegas de classe, Inoe Orihime, está sendo perseguida pelo espírito de seu irmão morto, Sora Inoue, que acabou se transformando em um Hollow. Com uma difícil luta, ele consegue purificar o espírito do jovem.


(26/10/2004) 
004. Periquito Amaldiçoado
Noroi no inko, 呪いのインコ
Chad, um amigo de Ichigo, começa a cuidar de um estranho periquito, que dizem ser amaldiçoado. O segredo por trás da maldição é que, na verdade, o periquito é constantamente perseguido por um Hollow, e o mesmo Hollow acaba matando todos que ficam em posse do periquito.


(02/11/2004) 
005. Derrote o Inimigo Invisível!
Mienai teki o nagure!, 見えない敵を殴れ!
Rukia ajuda Chad a enfrentar o terrível Hollow. Ichigo chega, e dá cabo do monstro. Mas, diferente dos demais Hollows que Ichigo enfrentara, este é enviado para o inferno e não para a Soul Society, pelo Hollow ter sido uma má pessoa em vida


(09/11/2004) 
006. Batalha até a Morte! Ichigo VS Ichigo
Shitou! Ichigo VS Ichigo, 死闘!一護VSイチゴ
Para Ichigo poder se transformar em Shinigami quando Rukia não estiver, a ex-Shinigami compra uma Soul Candy numa estranha loja chamada, Loja do Urahara. O doce faz com que o espírito seja retirado à força do corpo de quem o engoli-lo, deixando um espírito artificial no lugar. Mas o espírito que fica no corpo de Ichigo começa a causar uma enorme confusão.


(16/11/2004) 
007. O Acolher de um Brinquedo de Pelúcia
Nuigurumi kara KONnichiwa, ぬいぐるみからコンにちは
Ichigo enfrenta o espírito modificado e descobre tudo por trás de sua triste história. Quando Urahara chega para pegar de volta a Soul Candy "defeituosa", Rukia intervém e pega o doce para si. Logo após, Ichigo e Rukia colocam o Soul Candy em um leão de pelúcia e lhe dão o nome de Kon


(23/11/2004) 
008. 17 de Junho, Memórias da Chuva
Rokugatsu juunananichi, ame no kioku, 6月17日、雨の記憶
Ichigo e sua família visitam o cemitério onde a mãe dele foi enterrada. Ao ser questionado por Rukia se na verdade sua mãe foi morta por um Hollow, Ichigo nega, dizendo que ele a matou. Nessa hora, um Shinigami enviado pela Soul Society para trazer Rukia de volta, ataca, ao mesmo tempo em que Karin e Yuzu são atacados por um Hollow.


(30/11/2004) 
009. Inimigo Invencível
Taosenai teki, 6月17日、倒せない敵
Ichigo enfrenta o Hollow chamado Grand Fisher, o verdadeiro assassino da mãe de Ichigo. Após uma dura batalha, Ichigo derrota o Hollow, mas não o mata, deixando o fugir. O Shinigami que perseguia Rukia dessiste de trazê-la de volta, ao ver a relação que ela tem com Ichigo.


(07/12/2004) 
010. Ataque na Viagem ao Lugar Sagrado!
Burari reiba totsugeki no tabi!、ぶらり霊場突撃の旅!
Chega à cidade um famoso programa de TV sobre espíritos, que tem como apresentador o medium Don Kanonji. No meio de sua apresentação, Kanonji desperta um Hollow, mas logo depois, o medium é salvo por Ichigo.


(14/12/2004) 
011. O Lendário Quincy
Densetsu no Kuinshii, 伝説のクインシー
Ishida Uryu, um colega de classe de Ichigo, persegue o Shinigami, e diz ser um Quincy, um humano que usa poderes espirituais para combater Hollows. Ishida se declara inimigo de todos os Shinigamis e propõe um desafio a Ichigo.


(21/12/2004) 
012. O Gentil Braço Direito
Yasashii migiude, やさしい右腕
O duelo proporcionado por Ichigo e Ishida atraí inúmeros Hollows à cidade, envolvendo os amigos de Ichigo, que são atacados pelos monstros. Devido a ocasião, Chad e obrigado a lutar para proteger a irmã de Ichigo e, neste momento, ele descobre também possuir um poder, até então, oculto


(28/12/2004) 
013. Flor e Hollow
Hana to horou, 花とホロウ
Um dos Hollows invocados da luta entre Ishida e Ichigo invade a escola de Karakura, atacando os amigos de Inoue, incluindo Tatsuki. Para protegê-los, Orihime invoca seu próprio poder, o Shun Shun Rikka, criado a partir da presilha que seu irmão havia lhe dado. Enquanto isso, Ishida e Ichigo continuam sua competição.


(11/01/2005) 
014. Costa a Costa, Uma Luta até a Morte!
Senaka awase no shitou!, 背中合わせの死闘!
Em meio ao embate, um gigantesco ser se forma da junção de vários hollows, o temível Menos Grande. Com o ocorrido, Ichigo e Ishida são obrigados a juntar forças para derrotar o gigantesco monstro. Graças ao enorme poder oculto de Ichigo, ele consegue fazer o Menos Grande recuar, mas, como o substituto de Shinigami não consegue controlar completamente sua força, ele acaba sucumbindo aos seus próprios poderes, mas, logo em seguida, é salvo por Ishida.


(18/01/2005) 
015. O Ótimo Plano de Kon
Kon no UHAUHA daisakusen, コンのウハウハ大作戦
Cansado dos maus tratos que sofre de Ichigo, Kon resolve fugir de casa. Nesse meio tempo, Rukia começa a perceber que cedo ou tarde, a Soul Society perceberia sua extensa estadia na Terra. Ela, então, foge, numa desesperada tentativa de não envolver Ichigo numa possição punição de sofreria do Mundo dos Shinigamis.


(25/01/2005) 
016. Encontro: Abarai Renji!
Abarai Renji, misan!, 阿散井恋次、見参!
Em meio a fuga, os Shinigamis Renji e Byakuya e encontram, vindos a mando da Soul Society para trazer Rukia de volta. Ichigo aparece para interferir e confronta Renji, mas logo ele percebe a enorme diferença de poderes entre ele e um Shinigami vindo da Soul Society.


(01/02/2005) 
017. Ichigo Morre
Ichigo, shisu!, 一護、死す!
Ichigo consegue contra-atacar as investidas de Renji. Quando parecia que o jovem venceria o arrogante Shinigami, o irmão de Rukia, Byakuya, interfere, desferindo um único golpe em Ichigo, deixando o imobilizado. Rukia, então, parte para a Soul Society junto aos dois Shinigamis, deixando ao chão, Ichigo quase morto.


(08/02/2005) 
018. Recupere! O Poder de Shinigami!
Torimodose! Shinigami no chikara, 取り戻せ!死神の力
Urahara salva Ichigo da morte e ínicia um treinamento, para que o substituto de Shinigami consiga readquirir seus poderes. Tudo isso para conseguir confrontar a Soul Society e salvar Rukia de sua punição.


(15/02/2005) 
019. Ichigo se Transforma em um Hollow!
Ichigo, horou ni ochiru!,一護、ホロウに墜ちる!
Urahara salva Ichigo da morte e ínicia um treinamento, para que o substituto de Shinigami consiga readquirir seus poderes. Tudo isso para conseguir confrontar a Soul Society e salvar Rukia de sua punição.


(22/02/2005) 
020. A Sombra de Ichimaru Gin
 Ichimaru Gin no kage, 市丸ギンの影
Ao conseguir seus poderes de volta, sua última provação, agora, é derrotar o comerciante Urahara. Para ter o poder necessário para isso, ele precisa primeiro invocar a Shikai, a primeira quebra de selo de sua espada. Com a ajuda de entidade que mora dentro de sua Zanpakutou, Zangetsu, Ichigo consegue o feito, concluindo o ardúo treinamento imposto por Urahara. Ao mesmo tempo, Chad, Inoue e Ishida, que haviam aprimorado suas habilidades por todo esse tempo, concluem seu treinamento.









LISTA DE KIDOUS



Kidou (鬼道 arte demoniaca ) são "magias" usadas pelos Shinigamis, que podem ser utilizadas tanto para combate, como também para aprisionamento de pessoas.

O Kidou é divido em dois grupos: os Hadou (破道 arte destrutiva ), usado para ataque direto, e os Bakudou (縛道 arte de aprisionamento) que são magias, que como o nome sugere, servem para aprisionar o oponente ou para outros efeitos defensivos. Cada Kidou é enumerado de 1 a 99, e a cada número o poder da magia aumenta, porém, o nível de dificuldade para invocá-la também. Somente capitães experientes conseguem invocar magias acima do nº 90.

Para realizar um Kidou é primeiro necessário recitar um canto, algo parecido com o que é feito para liberar uma Zanpakutou. Também é possível fazer um Kidou sem fazer esta recitação, como acontece com a Shikai, mas o Shinigami precisa ter um grande nível de experiência.


Clique em uma das duas opções abaixo para conferir uma lista completa de todos os Hadous e Bakudous usados na série até agora:


 
HADOUS


 Byakurai (4)
(白雷, Raio Branco)
Canto (Japonês): Desconhecido
Canto: Desconhecido

Usuário(s): Kuchiki Rukia e Kuchiki Byakuya
Primeira aparição:

Lança um raio branco da ponta dos dedos do
usuário, perfurando o inimigo certeiramente.

 

 



 Haien (54)
(廃炎, Chama Destrutiva)
Canto (Japonês): Desconhecido
Canto: Desconhecido

Usuário(s): Tousen Kaname
Primeira aparição: Episódio 122, Capítulo 213

Atira um projétil de energia que sai da Zanpakutou de quem o usa. Quando entra em contato com o alvo,
o queima completamente. 

 
 



 Shakkahou (31)
(赤火砲, Artilharia Escarlate)
Canto (Japonês): Kunrinsha yo! Chiniku no kamen, banshou, habataki, hito no na wo kansu mono yo! Shounetsu to souran, umihedate sakamaki minami e to ho wo susume yo!
Canto: Oh, dominador! A máscara de carne e sangue, todas as formas, bata suas asas! Aqueles que foram coroados com o nome "homem". Chama ardente e guerra turbulenta, separa os oceanos, se eleva e cai, caminha em frente em direção ao sul!

Usuário(s): Rukia, Renji, Hinamori e Kira
Primeira aparição: Capítulo 177, Episódio 46

Atira uma poderosa bola de fogo 
 

 



 Soukatsui (33)
(蒼火墜, Chuva de Fogo Azul)
Canto (Japonês): Kunrinsha yo! chiniku no kamen, banshou, habataki, hito no na wo kansu mono yo! Shinri to sessei, tsumishiranu yume no kabe ni wazuka ni tsume wo tateyo!
Canto: Oh, dominador! A máscara de carne e sangue, todas as formas, bata suas asas! Aqueles que foram coroados com o nome "homem". Verdade e moderação, cravai suas garras no muro dos sonhos inocentes!

Usuário(s): Kuchiki Rukia e Kuchiki Byakuya
Primeira aparição: Episódio 9, Capítulo

Libera uma chama azul, saida direto da palma da mão.
 

 



 Souren Soukatsui (63)
(双蓮蒼火, Chuva de Fogo Azul, Lótus Gêmea)
Canto (Japonês): Kunrinsha yo! chiniku no kamen, banshou, habataki, hito no na wo kansu mono yo! Souka no kabe ni, souren no kizamo. Taika no fuchi wo enten ni tematsu!
Canto: Oh, dominador! A máscara de carne e sangue, todas as formas, bata suas asas! Aqueles que foram coroados com o nome "homem". Sobre a parede da chama azul, crave a Lótus Gêmea. No abismo do desespero, à espera do paraíso distante!

Usuário(s): Kuchiki Rukia
Primeira aparição: Capítulo 266

Uma evolução do Soukatsui normal. Ao invés de atirar o projétil com apenas uma mão, o usuário usa as duas, tornando a técnica muito mais poderosa. 
 
 



 Raikohou (63)
(雷吼炮, Canhão do Rúgido do Trovão)
Canto (Japonês): Sanzaisuru kemono no hone! Sentou kosho koutetsu no sharin ugokeba kaze tomareba sora yariutsuneiro ga kyojou michiru!
Canto: Salpique os ossos da besta! Topo da torre, cristal vermelho, círculo de aço. Mova-se e faça o vento. Pare e traga a calmaria. O som das lanças hostis preenche o castelo vazio!

Usuário(s): Shiba Kuukaku
Primeira aparição: Episódio 62, Capítulo 177

Lança inúmeras ondas elétricas no adversário, que quando entram em contato com ele, explodem. 
 
 



 Kurohitsugi (90)
(黒棺, Ataúde Negro)
Canto (Japonês): Desconhecido
Canto: Desconhecido

Usuário(s): Aizen Sousuke
Primeira aparição: Episódio 62, Capítulo 177

Um dos Kidous mais poderosos e mais díficeis de serem executados. Sela o inimigo dentro de um ataúde, onde inúmeras lanças negras o perfuram. 










 ZANPAKUTOUS


As Zanpakutous (斬魄刀, Cortadoras de Alma) são as espadas usadas pelos Shinigamis. Estas espadas são usadas tanto para a purificação de almas, como para lutas. Elas normalmente estão seladas para se assemelharem com espadas comuns. O principal motivo para isso, é para que o poder do seu estado liberado não influencie no mundo real

 

(Ichigo e a entidade Zangetsu) 
 
Cada espada possui um nome próprio e uma entidade que nela vive. Mas isso só se aplica as Zanpakutous dos Shinigamis da Gotei 13.

Os Shinigamis que não conseguem entrar em nenhuma Divisão da Gotei 13, recebem aAsauchi, uma espada comum que não possui nome nem quaisquer liberações. Um Shinigami recebe sua Zanpakutou assim que consegue entrar em alguma divisão da Gotei 13.
 

Como dito anteriormente, as Zanpakutous normalmente estão seladas, mas é possível quebrar este selo, porém, só é permitido isto em momentos de emergência. Uma Zanpakutou possui duas quebras de selo, que são: Shikai (始解, Liberação Inicial) eBankai (卍解, Liberação Definitiva).

Para liberar o primeiro selo, Shikai, o usuário precisa saber o nome de sua própria espada. Mas isso não é tão simples quanto parece. Para saber o nome de sua Zanpakutou, o usuário têm de ouví-lo da entidade que vive em sua espada, sendo necessário que haja uma comunicação entre ambos. Depois de saber o nome da Zanpakutou, basta chamá-la pelo nome que ela irá quebrar o primeiro selo sozinha. Após se tornar hábil com sua arma, um Shinigami pode liberar a Shikai sem precisar chamar o seu nome.

Com a Shikai liberada, o portador ainda consegue usar habilidades especiais, que até então não conseguia. A diferença de saber o nome do ataque também faz diferença aqui. O usuário pode aprender uma técnica de sua espada sozinho, mas somente a entidade pode dizer o nome dela. Saber o nome faz uma enorme diferença na hora de usá-la. Ao clamar o nome da habilidade, o Shinigami consegue controlá-la mais facilmente e a potência da técnica também é aumentada.

 
 
O segundo, e último selo a ser quebrado de uma Zanpakutou, é a forma definitiva dela, aBankai. Dentre todos os Shinigamis, pouquíssimos conseguem liberar esta forma. Os que conseguem, são lembrados eternamente na história da Soul Society. Com esta forma, o portador tem seu poder aumentado de cinco a dez vezes do que possuia anteriormente na forma de Shikai. Em alguns casos, o Shinigami tem mudanças físicas após liberar a Bankai, e não apenas em sua espada.
 

(Renji e sua Bankai) 
 

Para ser capaz de invocar a Bankai, é necessário um árduo treinamento. Materializando a entidade que vive dentro da Zanpakutou para o mundo real, o Shinigami deve confrontá-lo e vencê-lo. Para fazer tal ato, anos de treino e experiência são precisos. Por isso, pouquissímos conseguem realizá-lo.

Há ainda mais um tipo de liberação: a dos Arrancar. Nela, a liberação é totalmente diferente das dos Shinigamis. Para mais informações, visite nossa seção sobre osArrancar.



 Zanpakutous (Shinigamis)

  Zanpakutou  Usuário
  Ashisogi Jizou 
Kurotsuchi Mayuri
 
Urahara Kisuke
 
Ayasegawa Yumichika
 
Oomaeda Marechyo
 
Sasakibe Choujiro
 
Matsumoto Rangiku
 
Yamada Hanatarou
  Houzukimaru 
Madarame Ikkaku
 
Hitsugaya Toushiro
  Itegumo 
Kotetsu Isane
 
Kyouraku Shunsui
 
Aizen Sousuke
 
Senna
 
Unohana Retsu
  Nejibana 
Shiba Kaien
  Ryuujin Jakka 
Yamamoto Genryuusai
 
Kuchiki Byakuya
 
Ichimaru Gin
 
Kuchiki Rukia
  Sougyo no Kotowari 
Ukitake Jyusiro
  Suzumebachi 
Soifon
 
Tousen Kaname
 
Muguruma Kensei
  Tengen
 
Komamura Sajin
 
Hinamori Momo
  Tsuchinamazu 
Kurumadani Zennosuke
 
Kira Izuru
 
Abarai Renji
  Zangetsu Kurosaki Ichigo



Zanpakutous (Arrancars)

  Zanpakutou  Usuário
  Águila 
Avirama Redder
  Brujería 
Zommari Lulu
  Del Toro 
Yylfordt Granz
  Dragora 
Gantenbeinne Mosqueda
  Fornicarás 
Szayel Aporro Granz
  Gamuza 
Neriel Tu O'Dershwank
  Giralda 
Dordonii Alessandro Del Soccachio
  Glotoneria 
Aaroniero Arruruerie
  Golondrina 
Cirucci Thunderwitch
  Pantera 
Grimmjow Jeagerjaques
  Reina de Rosas 
Charlotte Cuuhlhourne
  Santa Teresa 
Nnoitra Jirga
  Tijereta 
Shawlong Koufang
  Trepadora 
Luppi
  Verruga 
Tesla
  Volcanica 
Edrad Liones



]


BAKUDOUS


 Sai (1)
(塞, Lacrar)
Canto (Japonês): Desconhecido
Canto: Desconhecido

Usuário(s): Kuchiki Rukia
Primeira aparição: Episódio 1, Capítulo 1

O Bakudou mais simples de ser feito. Ele prende os
dois braços do alvo atrás das costas. Apesar de ser
um bakudou fraquissímo, um humano comum
não consegue se livrar dele.
 



 Geki (9)
(撃, Conquista)
Canto (Japonês): Jikai seyo, rondanini no kuro iinu! Ichidokushi yakiharai mizukara nodo wo kakikirugaii!
Canto: Desintegre-se, cão negro de Rondanini! Olhe para si mesmo em terror e rasge sua própria garganta!

Usuário(s): Kuchiki Rukia
Primeira aparição: Episódio 9, Capítulo 21

O Bakudou prende o inimigo,
o impossibilitando de se mover.
 



 Gochuu Tekkan (75)
(五柱鉄貫, Prisão dos Cinco Pilares de Ferro)
Canto (Japonês): Tetsu no kabe sougyou no tou shaku tetsu keikei tanzen to shite tsui ni otonashi.
Canto: Paredes da areia de ferro, uma pagoda sacerdotal, vaga-lumes ardentes cobertos de ferro. Pilar estável, silêncioso até o fim.

Usuário(s): Ushouda Hacchigen
Primeira aparição: Episódio 123, Capítulo 218

Cria 5 pilares de ferro, que caem do céu
em direção ao alvo, selando-o.
 



 Hainawa (4)
(這縄, Corda Rastejante)
Canto (Japonês): Desconhecido
Canto: Desconhecido

Usuário(s): Kuchiki Rukia
Primeira aparição: Capítulo 266

Cria uma corda energética que sai da palma da
mão do usuário e se amarra no alvo.
 



 Kakushitsuijaku (58)
(趾追雀, Invocação dos Pássaros Rastreadores)
Canto (Japonês): Minami no shinzou kita no hitomi nishi no yubisaki higashi no kibisu kaze mochite tsudoi ame haraite chire!
Canto: Coração do Sul, olho do Norte, dedo do Oeste, pé do Leste, cheguem com o vento, e partam com a tempestade!

Usuário(s): Kotetsu isane
Primeira aparição: Episódio 61, Capítulo 172

Encontra a localização do alvo por meio do reiatsu.
 



 Rikujyou Kourou (61)
(六杖光牢, Prisão das 6 Barras de Luz)
Canto (Japonês): Raimei no basha. "" kangeki. Hikari mote kore wo mutsu ni wakatsu.
Canto: Carruagem do trovão. Ponte da roda que gira. Com a luz divida-o em seis.

Usuário(s): Kuchiki Byakuya, Kuchiki Rukia
Primeira aparição: Episódio 52, Capítulo 142

O usuário cria 6 barras de energia, que
prendem o corpo do alvo.
 



 Tenteikuura (77)
(天挺空羅, Rede Celestial que supera os Céus)
Canto (Japonês): Kokuhaku no ami! Nijuuni no kyouryou! Rokujuuroku no kantai! Sokuseki enrai senpou kaichi yafuku ungai aoi tairetsu taien ni michite ten wo hashire!
Canto: A rede preta e branca! 22 pontes! 66 coroas e cinturões, persiga, trovão distante, cume afiado, terra envolta, noite que se esconde, mar de nuvens, formação azul, complete o círculo e alcance os céus!

Usuário(s): Kotetsu isane
Primeira aparição: Episódio 61, Capítulo 172

Faz com que a voz de quem estiver usando este
Bakudou, seja transmitida a quaisquer pessoas,
por mais longe que elas estejam.
 



 Kin (99)
(禁, Proibido)
Canto (Japonês): Desconhecido
Canto: Desconhecido

Usuário(s): Tsukabishi Tessai
Primeira aparição: Episódio 18, Capítulo 64

Sela os braços do alvo,
com uma algema de aço espiritual.
 



 Bankin (99)
(卍禁, Grande Selo)
Canto (Japonês): Desconhecido
Canto: Desconhecido

Usuário(s): Tsukabishi Tessai
Utilizado pela primeira vez: Episódio 19, Capítulo 64

Ritual que sela e destrói completamente o oponente
 








 HOLLOWS
ATENÇÃO! A seção a seguir pode conter spoils se você não acompanha o mangá. Caso não queira saber dos acontecimentos atuais da série, não prossiga.


Hollows, as almas maléficas que povoam o Mundo. São nada mais que Plus, os espíritos bons , que foram corrompidos e perderam seus corações ou que permaneceram por muito tempo na Terra após mortos, e assim, se tornaram Hollows (literalmente, "Vazio", em inglês). Todo Espírito que não é guiado para a Soul Society por um Shinigami, inevitavelmente, será tornará um Hollow. Por isso, o trabalho de um Shinigami é tão importante.

 
 É possível "medir" quanto tempo falta para um Plus se tornar um Hollow pelo tamanho daCorrente do Destino (因果の鎖, Inga no Kusan) que se localiza em seu peito, onde originalmente, se localizava seu coração. A Corrente do Destino tende a, pouco a pouco, ir se corroendo e abrindo um buraco no peito do espírito. Quando a corrente se corroe por completo e o buraco em seu peito se abre totalmente, o Espírito se torna um Hollow
 

Porém, todo este processo dura mêses ou até anos, por isso, raramente um Plus se torna um Hollow desta maneira. O único modo de acelerar este processo, é agravando o buraco em seu peito, abrindo-o completamente.

Normalmente, um Plus se deixa ser guiado pacificamente por um Shinigami até à Soul Society. Estes, são os que não possuem mágoas de sua vida em Terra. Já aqueles que possuiam arrependimentos de sua vida, se amarram ao foco de sua mágoa com a Corrente do Destino. Se a mágoa do espírito for uma pessoa, ele se prende a ela, se tornando um Espírito Obcessor. Se sua mágoa for um lugar, ele se prende a ele, se tornando um Espírito Vinculado à Terra. Tanto um como outro necessitam que um Shinigami o guie para a Soul Society, para que ele não se torne um Hollow.


 
Quando um Plus se torna um Hollow, sua corrente do destino, o único vestígio de que um dia já foi um ser humano, desaparece, dando lugar a um buraco e uma máscara branca em forma de crânio. A maioria dos espíritos se tornam Hollows totalmente maléfolos, incapacitados de pensar, agindo por puro instinto assassino. A minoria ainda mantem um pouco de sua característica humana, tendo noção de seus atos e possuindo a capacidade do raciocínio.
 

(Inoue Sora transformado em Hollow)
 

Normalmente, estes são os que têm comando sob os demais hollows, que são incapazes de pensar. Mesmo após o espírito se tornar um Hollow, ele ainda tem a oportunidade de ser purificado e ser enviado até a Soul Society. Nesta hora, entram os Shinigamis. Para purificar um Hollow, o Shinigami usa de sua Zanpakutou. Quando ele corta o espírito maligno, o Hollow é automaticamente purificado e enviado a Soul Society. Mas isto só se aplica aos espíritos que foram bons enquanto vivos, aqueles que foram cruéis e malignos em vida, são enviados ao Inferno, após serem cortados por uma Zanpakutou.


Hierarquia








QUINCYS


Assim como a maioria das raças em Bleach, os Quincy (滅却師) têm origens estrangeiras. Este clã foi feito tendo em base a cultura Alemã. É possível ver inúmeras referências a isto, como nomes de armas e ataques.

 
 
Os Quincys eram uma raça de humanos super dotados que povoaram a Terra há 200 anos atrás . Eles, assim como os Shinigamis, combatiam a ameaça dos Hollows sob o planeta. Porém, agiam de maneira diferente dos guerreiros da Soul Society. Os Quincys, ao invés de purificar os Hollows e enviá-los para o "Céu" ou o "Inferno", simplesmente os matavam, eliminando qualquer sinal de existência dos espíritos.
 
Os Quincys os matavam usando armas criadas por eles mesmos, sendo todas compostas de partículas espirituais. Aliás, esta é a principal caracteristca deste clã: "Usar as partículas espirituais a sua volta para lutar", o que os tornam exímios oponentes. Como características principais, os Quincys são: frios, arrogantes e orgulhosos.
Por causa do seu forte orgulho, eles não aceitavam lutar lado-a-lado aos Shinigamis, que eram considerados inimigos pelos "Arqueiros", por purificaram os espíritos malignos.


A Queda do Clã

Após alguns anos de sua formação, os Quincys foram completamente exterminados pelos Shinigamis. Com seu rápido crescimento, a situação estava cada vez mais agravante na Terra, então foi decidido que o clã desses justiceiros havia de ser exterminado para sempre, para evitar a destruição dos mundos. Tudo isso se deu porque a quantidade de almas no Mundo Humano e na Soul Society são constantemente igualadas pelos Shinigamis. Caso isso não fosse feito, o equilíbrio dos dois mundos acabaria, resultando numa destruição mútua.

 
 
Após muitos anos de existência dos Quincys, a Soul Society apelou para eles: "Deixem os Shinigamis cuidarem dos Hollows" - diziam.
Mas, por vários motivos, os Quincys recusaram. Enquanto isso, o clã dos justiceiros crescia mais e mais.

Os Shinigamis não viram outra opção se não exterminar por completo os Quincys da face da Terra.
 
 

Dessa matança, só há conhecimento de 3 sobreviventes: Ishida Uryu, Ishida Ryuuken eIshida Souken (morto há alguns anos atrás). De todos os anos de existência dos Quincys, sabe-se que eles tiveram diversas armas e técnicas secretas, dentre as conhecidas estão:


Armas Quincy

Quincy Cross
Japonês: (滅却十字, Mekkyaku Juji, Cruz Quincy)
 
 
Uma cruz que todos os membros deste clã carregam que é capaz de materializar um arco espiritual. Esta é
a arma básica de um Quincy.

Apesar de não ter limites  de flechas que pode
disparar, usar está arma por muito tempo causa visivelmente um desgaste físico ao usuário.
  

 Luva Sanrei
  Japonês: (散霊手,Sanrei Shutou)
 
 
É uma luva que aumenta o poder espiritual de um Quincy ao máximo. Se um Quincy conseguir treinar por 7 dias e 7 noites com essa luva, atingirá o máximo do poder. Mas quando chegar a esse ponto, não se deve tirar a luva.

A razão é que, nesse ponto, o consumo de poder espiritual estará além do limite. Se for tirada, o Quincy conseguirá uma força extrema, temporariamente. Após o efeito da luva acabar, o Quincy perderá todos os seus poderes

Uma vez tendo perdido seus poderes, o usuário só poderá recuperá-los sendo exposto a um desgaste extremo, tanto físico quanto mental. Com isso, terá que ser atingido por uma flecha espiritual à exatos 19mm
do lado direito de seu coração. Depois do disparo, uma cicatriz em forma de pentagrama aparecerá no corpo do Quincy, para só então, recuperar seus poderes.
  

 Seele Schneider
(魂を切り裂くもの, Tamashii wo kiri saku mono)
  Seele Schneider em Alemão, significa: Cortador de Alma. É o mesmo significado de: "Zanpakutou".
 
 
É a única arma dos Quincys que é uma lâmina. Ela pode ser usada de duas maneiras: na forma de uma "espada", para um combate à curta-distância, ou como uma flecha, para combates à longa-distância.

A Seele Schneider, apesar de se assememelhar a uma espada, na verdade é uma serra. As partículas espirituais passam tão rápido sobre ela, que parece ser uma lâmina plana. Ao mesmo tempo em que ela corta o inimigo, a Seele Schneider também rouba suas partículas espirituais, para serem usadas contra o próprio oponente. É isto que a torna uma das armas mais poderosas dos Quincys. 
  

Gintou
Japonês: (銀筒, Tubos Prateados)
 
 
Os Gintous, como o nome sugere, são tubos prateados que contém reiatsu líquido dentro. Eles são basicamente como os Kidous dos Shinigamis, só que em capsúlas. Para usar os Gintous é necessário antes recitar uma frase de ativação em alemâo. Confira abaixo as técnicas usando estes tubos: 
 
Haizen ( 聖噬)
Ativação: Sinta a fúria da batalha e aceite este Santo Gral, Haizen!
Gritz (五架縛)
Ativação: Uma vara de prata golpeia a cama de pedra de cinco-dedos, Gritz!
 
Volcore (緑杯)
Ativação: Incline o  cálice do Oeste, Volcore!
  



Habilidades

 Hirenkyaku
 Japonês: (飛簾脚, Passos Divinos)
 
 
O Hirenkyaku seria o equivalente ao Shunpou dos Shinigamis e ao Soniido dos Arrancars. Esta técnica permite que o usuário se movimente em uma
velocidade altíssima em curtas-distâncias. De acordo com Uryu, o Hirenkyaku é bem mais eficaz que o Shunpou.

A técnica é feita reunindo as partículas espirituais nas solas dos pés. Ao fazer isso, o Quincy pode se mover rapidamente para o local desejado.
  

 Ransoutengai
 Japonês: (乱装天傀, Traje da divina marionete selvagem)
 
 
São varias linhas feitas de energia espiritual que costuram partes do corpo que estão feridas e faz com que se movam, mesmo perdendo a força dos músculos.

Esta técnica foi desenvolvida para o Quincy conseguir lutar mesmo quando está gravemente ferido.

Ossos quebrados e juntas deslocadas não são nada contra essa técnica. Ela permite ao Quincy lutar até que seu corpo seja completamente destruído. É uma técnica extremamente perigosa, sendo até mortal, além de ser difícil de se usar.
  


 Sprenger
  Japonês: 破芒陣, Área de destruição do campo prateado
 
 
Uma poderossissíma técnica, mas que exige muito tempo para ser feito. Usando 5 Seele Schneider o usuário desenha um símbolo Quincy (uma cruz de 5 pontas) no chão. A empunhadora da Seele Schneider funciona como um acumulador de partículas espirituais, e estas energias acumuladas pelo artefato são usadas neste ataque.

Após o Quincy posicionar as 5 Seele Schneider em cada extremidade do desenho feito no chão, ele joga o líquido de energia contido nos Gintou, que funciona com gatilho para uma enorme explosão, criada pela junção dos dois. Tudo que estiver dentro do desenho criado no chão queima em chamas.
  
























 SHINIGAMIS

Shinigamis (死神, literalmente, Deus(es) da Morte ),são espíritos trajando kimonos pretos, se assemelhando com samurais da antigüidade.
Para não causar nenhum grande dano ou alvoroço no mundo humano, um Shinigami pode ser visto apenas por espíritos. Entretanto, se o Shinigami fizer alguma "interação" (mover uma cadeira ou tentar ferir alguém), o "dano" causado pode ser visto pelos seres humanos.

Os Shinigamis residem na Soul Society, mas podem ir até o Mundo Humano e voltar de lá. A ida ao mundo humano é extremamente limitada e monitorada, e é um crime permancer no mundo humano mais do que o necessário. As obrigações de um Shinigami são: enviar os Plus (espíritos bons) até a Soul Society fazendo um ritual chamado de: Enterro da alma (魂葬Konsou). E também, eles têm o dever de purificar os Hollows (espíritos malignos).



 Combate
Um Shinigami possui 4 formas de combate: Zanjutsu (Luta com espada)Kidou (Artes demoniacas) Hakuda (Corpo-a-corpo) e Hohou (Técnicas de movimentação). Confira mais informações sobre eles abaixo: 
  ((Zanjutsu))
  (斬術) 
 
A mais comum forma de combate dentre os Shinigamis. No Zanjutsu - literalmente: "técnica de corte", mas que fica melhor adaptado como: "luta com espada" - o Shinigami luta com a sua Zanpakutou.

  ((Kidou))
  (鬼道, Arte Demoníaca) 
 
Para mais informações sobre o Kidou
visite nossa seção clicando aqui

  ((Hakuda))
  (白打) 
 
O estilo de combate corpo-a-corpo.
Sabe-se que o Onmitsu Kidou têm
eximia prática neste tipo de combate.

  ((Hohou))
   (歩法, Técnica de Movimentação) 
 
São técnicas de movimento,
que faz o usuário se movimentar
rapidamente de um local para outro,
como se teletransporta-se.



 13 Divisões
As 13 Divisões (護廷十三隊, Gotei Juusan Tai), é a milícia da Soul Society, responsáveis pela proteção de todo mundo espiritual. A Gotei 13 é composta por 13 Divisões de Shinigamis. Sendo que cada divisão possui uma diferente especialização.


 
Capitão
Vice-Capitão
1º Divisão
Yamamoto Genryuusai
Sasakibe Choujirou
2º DivisãoSoifonOomaeda Marechyo
3º Divisão(Sem capitão)Kira Izuru
4º DivisãoUnohana RetsuKotesu Isane
5º Divisão(Sem capitão)Hinamori Momo
6º DivisãoKuchiki ByakuyaAbarai Renji
7º DivisãoKomamura SajinIba Tetsuzaemon
8º DivisãoKyouraku ShunsuiIse Nanao
9º Divisão(Sem capitão)Hisagi Shuuhei
10º DivisãoHitsugaya ToushiroMatsumoto Rangiku
11º DivisãoZaraki KenpachiKusajishi Yachiru
12º DivisãoKurotsuchi MayuriKurotsuchi Nemu
13º DivisãoUkitake Jyusiro(Sem Vice-Capitão)

obs: Os ex-capitães da 3º, 5º e 9º Divisão, respectivamente: Gin, Aizen e Tousen, traíram a Soul Society e, conseqüentemente, abandonaram seus cargos de capitães. Já o Vice-capitão da 13º Divisão, foi assasinado anos atrás. O posto de todos estes Shinigamis estão vagos desde então.



 Símbolos
Cada uma das 13 divisões dos Shinigamis possui um símbolo único, baseado em flores. As flores representam a personailidade e as ideologias de cada divisão. Apesar de tudo, elas só foram explicitamente citadas na série em duas ocasiões: quando os Shinigamis vêm à Terra e liberam seu poder, ativando o símbolo que estão em seus corpos em forma de tatuagens; e quando Kira Izuru cita o símbolo de sua divisão enquanto luta contra um Arrancar. Todavia, os símbolos de todas as divisões foram divulgadas no databook da série. Conheça um pouco mais deles abaixo:


 
Crisântemo (1ªDivisão):
"Trono de Crisântemo" é o nome comum dado ao trono imperial do Japão. O símbolo da flor do Crisântemo seria uma alusão à 1ºDivisão, que comanda a todas as demais divisões.
 

 
Ciclame (2ªDivisão):
As flores do ciclame apresentam um formato bem original: as pétalas se distribuem nas pontas das hastes de forma que lembram as asas acetinadas das borboletas.
 

 
Gérbera (3ªDivisão):
As espécies de Gerbera apresentam um grande capítulo, com floretas bi-labiadas de cor amarelo, laranja, branco, rosa ou vermelho. Segundo Kira Izuru, a Gérbera significa "Desespero",
 

 
Tulipa (4ªDivisão):
Com cerca de cem espécies, as tulipas têm folhas que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança). Do centro da folhagem surge uma haste ereta, com flor solitária formada por seis pétalas. Cores e formas são bem variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, etc.
 

 
Lírio-do-Vale (5ªDivisão):
Esta flor é originária do Japão. Dizem que aqueles que à possuírem teram felicidade, apesar do Lírio-do-Vale ser extremamente tóxica.

Segundo a tradição cristã, simboliza as lágrimas da Virgem Maria, por isso seu segundo nome é: Lágrimas de Nossa Senhora.
 

 
Camélia (6ªDivisão):
São arbustos ou árvores de porte médio, com folhas coriáceas, escuras, lustrosas, com bordas serrilhadas ou denteadas. Apresentam flores vistosas, brancas, vermelhas, rosadas, matizadas, ou raramente amarelas, algumas tão grandes quanto a palma da mão de uma pessoa adulta, outras tão pequenas quanto uma moeda. Também, a flor significa intenção nobre, amor, vitória e casamento feliz..
 

 
Flor-de-Lis (7ªDivisão):
Esta flor é uma figura heráldica muito associada à monarquia francesa, particularmente, ligada com o Rei da França. Ela permanece extra-oficialmente um símbolo da França, assim como a águia napoleônica. Mas não tem sido usada oficialmente ao longo dos vários períodos republicanos por que atravessou este país.
 

 
Ave-do-Paraíso (8ªDivisão):
Ela é considerada a flor-símbolo de Los Angeles. Também conhecida como Strelitzia, É uma flor colorida e de longa duração, cujo formato lembra uma vivaz e colorida ave.
 

 
Flor-de-Lótus (9ªDivisão):
A sua flor aquática branca, por vezes tingida de rosa, é conhecida por abrir durante a noite e fechar de manhã, mantendo-se assim até ao anoitecer.

Significa pureza, conhecimento, iluminação e criatividade.
 

 
Narciso (10ªDivisão):
Floresce no princípio da primavera e é frequentemente encontrada em solo húmido perto de uma lagoa. É auto-suficiente. A flor tem normalmente seis pétalas brancas com um funil central amarelo contendo o estamina e o estigma. O caule inclina-se antes da flor, pendendo de forma a que a flor esteja virada para baixo em vez de para cima.
 

 
Aquiléa (11ªDivisão):
Planta herbácea, perene e rústica, folhas estreitas, aromáticas, muito recortadas e verde acinzentada escura; rica em vitaminas e minerais. As flores são pequenas, esbranquiçadas, por vezes cor de rosa; os cachos de cheiro pungente aparecem do Verão ao Outono.

Simboliza força e invulnerabilidade.
 

 
Cravo (12ªDivisão):
Também conhecida como Dianthus. Seu nome vem de duas palavras gregas: dios (Deus) e anthus (flor).

O cravo é a flor do craveiro, planta herbácea, pertencente à família Caryophyllaceae, gênero Dianthus, que alcança até um metro de altura.
 

 
Paphiopedilum (13ªDivisão):
São famosas pela peculiar forma de suas flores. Em sua maioria terrestres, elas se caracterizarm por um labelo que parece uma taça ou saco, a sépala dorsal proeminente e as sépalas laterais fundidas e discretas atrás do labelo. As folhas são rígidas, cerosas ou coriáceas, de verde brilhante ou manchadas.
 



 Treinamento
 Assim como em todo outro lugar, uma pessoa já não nasce sabendo tudo, assim como um espírito não "nasce" sendo um Shinigami. Para isso, o espírito adentra a Escola Shinigami, que tem como objetivo preparar os espíritos calouros em todas as áreas necesárias para ele se tornar um Shinigami, como: treinamentos de combate de campo (contra Hollows), treinamentos de enterro de almas, entre outros.
Após inúmeros anos de treinamentos, o Shinigami recém-formado pode ingressar numa das divisãos da Gotei 13, ou das outras 2 corporações que regem a Soul Society. A Escola Shinigami é uma renomada organização que possui mais de 2000 anos de história e tradição.


 Missões e Objetos

Um Shinigami possui várias obrigações, que inclui: fazer os enterros das almas, lutar contra Hollows, proteger os Plus dos espíritos maus etc. A maioria de suas tarefas são feitas no Mundo Humano. É bom ressaltar que todos os capitães e vice-capitães têm seus poderes reduzidos em 80% quando estão no Mundo Humano . Esta limitação de poder é representada pelo símbolo de sua correspondente divisão que fica tatuado no corpo do Shinigami.

Tudo isto é feito para que, tanto capitães quanto vice-capitães, não causem influência desnecessária no Mundo Humano. Porém, em casos extremos em que o poder total é necessário, eles podem requisitar a liberação deste limite, contactando a Soul Society. Normalmente, quando isto ocorre, também é pedido uma isolação da área onde eles se encontram, para não causar danos ao local.

Para facilitar o cumprimento de tais missões, os Shinigamis possuem à disposição inúmeros objetos. Alguns deles você pode conferir abaixo:
• Imagens








 
• Sobre os itens 

Luva Shinigami: Usada por Rukia para retirar o espírito de Ichigo do corpo e transformá-lo em Shinigami. Urahara também possui um artefato semelhante: sua bengala. Ela possui o mesmo efeito da luva de Rukia.


Denreishinki: Com a aparência de um simples celular, o Denreishinki na verdade tem várias funções: recebe ordens vindas da Soul Society, rastreia os Hollows que estão na região e armaneza os dados dos Hollows que já foram exterminados pelo Shinigami que o detém.


Kikanshinki: Tem multípla função. Primeiramente, é usado como um "apagador de memórias". O equipamento apaga as memórias de uma pessoa de um determinado acontecimento, e coloca uma nova no lugar. Sua outra função é medir a sincronização da alma de um Shinigami com seu Gigai. A sincronização pode ser medida pelas luzes piscantes que ficam no Kikanshinki. Caso a alma não esteja sincronizada com o Gigai, o corpo artificial não irá responder aos comandos do Shinigami.


Soul Candy: Seu nome verdadeiro é "Gikongan", mas a Associação de Mulheres Shinigamis resolveu apelidar o item de Soul Candy, pelo nome ser mais bonito. O artefato tem o mesmo objetivo da Luva Shinigami: ele retira à força a alma do corpo de quem engolir a pípula contida no Soul Candy. Porém, seu diferencial é que ele deixa uma alma artificial no corpo sem alma, fazendo com que os demais não suspeitem de um corpo sem vida jogado ao chão.


Gigai: Como algumas missões podem durar muito tempo, os Shinigamis necessitam permanecer no Mundo humano por um longo período de tempo - o que eles não podem fazer na forma de espírito -, ou para interagir com os vivos, ou para recuperar seus poderes. Como o Gigai é um corpo sintético, ele se parece em todos os aspectos com o de uma pessoa de verdade.

Existem alguns tipos diferentes de Gigais para funcões espécificas, como: um Gigai que omite sua Reiatsu, criado por Urahara quando ele ainda estava na Soul Society.











Vaizards, Os Soldados Máscarados (仮面の軍勢) , Kamen no Gunzei), são Shinigamis que ultrapassaram os limites determinados para Shinigamis e, mediante a técnicas proibidas, conseguiram adquirir poderes de Hollow.

Quando transformado em Vaizard, o Shinigami também consegue invocar uma máscara Hollow que amplifica consideravelmente seus poderes, enquanto permanece com ela.


 A Origem
Há mais de 100 atrás, Aizen Sousuke "criou" os Vaizards. Naquela época, os Vaizards eram apenas Shinigamis, todos de alto-escalão e a serviço da Soul Society. Hirako, Love, Rose e Kensei eram Capitães, da 5ª, 7ª, 3ª e 9ª Divisão, respectivamente; Hiyori, Lisa e Mashiro eram Vice-capitãs, da 12ª , 8ª e 9ª Divisão, respectivamente; e Hacchi era Vice-líder do Kidoushuu. Neste tempo, Urahara acabara de se tornar Capitão da 12ªDivisão, por sugestão de Yoruichi, sua amiga. Entre inúmeros conflitos com Hiyori, sua subordinada, Urahara, usando de sua posição como Capitão e antigo líder carcerário, cria o Instituto de Pesquisa e Tecnologia em parceria com Mayuri, que na época era um presidiário.

Dez anos após Urahara ser promovido à Capitão, estranhos ataques começam a acontecer em Rukongai, envolvendo sumiços de espíritos. O Capitão e a Vice-capitã da 9ªDivisão, Kensei e Mashiro, em companhia de sua equipe de investigação, são mandados para averiguar o caso, mas são subitamente atacados. Sem saber do ataque, Urahara envia Hiyori para o local para analizar amostras de almas que haviam sido atacadas no local. Quando a notícia do ataque chega às 13ªDivisões, é formado um grupo de resgate, formado por: Hirako, Rose, Love, Lisa e Hacchi. Urahara tenta adentrar ao grupo de resgate por achar que Hiyori possa estar em perigo, mas Yamamoto, Líder das 13ªDivisões, nega.


(Transformação em Hollow: Kensei e Mashiro são uns dos primeiros alvos)
 
Ao chegar ao local do incidente, o grupo de resgate se depara com Hiyori sendo atacada por Kensei, que havia se transformado em Hollow. Ao tentar ajudá-lo, são atacados por Mashiro, que também se tornou um Hollow. Aqueles que são atacados pelos dois, começam a se transformar em Hollows. Em meio a todo o desespero, chegam os mentores de tudo aquilo: Aizen - Vice-Capitão de Hirako -,Tousen - que fazia parte da equipe de investigação de Kensei - e o jovem Gin.

Quando os três iriam dar um fim em todos que estavam lá, Urahara e Tessai - Líder do Kidoushuu e antigo amigo de Urahara - aparecem. Apesar dos esforços dos dois, o trio foge. Urahara diz que o único modo de "curar" e parar a transformação em Hollow é por meio de um artefato que ele criou, a Hougyoku. Apesar de suas exaustivas tentativas, Urahara não consegue reverter os efeitos da transformação em Hollow.

Quando a Central 46 fica a par do acontecido, Urahara e Tessai são enviados à julgamento. Urahara nega a autoria do crime, dizendo que Aizen é o mentor dos ataques. Mas o que ele não sabia é que Aizen havia criado um hálibi perfeito. Usando da habilidade de sua Zanpakutou, Kyouka Suigetsu, Aizen cria uma ilusão, fazendo uma "cópia" de si mesmo, fazendo assim com que ninguém suspeitasse dele enquanto ele arquitetava seus planos. A Central 46, então, pede a prisão imediata de Urahara e Tessai, acusados de serem os causadores dos ataques, e pedem a execução dos Shinigamis que foram transformados em Hollows. Nessa hora, Yoruichi os resgata
.

Urahara, Tessai e Yoruichi, então, se escondem na Terra, levando consigo os Shinigamis que se transformaram em Hollows. No decorrer do tempo que passaram na Terra, Urahara consegue parar a transformação em Hollow dos Shinigamis atacados. A partir deste ponto, fica incerto qual o pacto feito entre Urahara e os Vaizards, mas fica claro que eles já previam que ocorreria uma guerra entre Soul Society e Aizen
 
(Aizen: seus planos malignos já
começavam a ser moldados há
mais de 100 anos atrás)

O que Aizen não sabia é que os Shinigami atacados há 100 anos naquela noite, sobreviveriam e, graças a seu ataque, agora desfrutariam de um grande poder para auxiliar na guerra. Outro ponto ainda não abordado abertamente é como Ichigo se transformou em Vaizard, já que não é informado qual método é feito para se transformar nessa raça híbrida.



 Lista de Vaizards
Abaixo você pode conferir a lista de todos os Vaizards existente e suas respectivas máscaras.



 Habilidades

 Cero
Japonês: (虚閃, Uro Sen / Relâmpago Vazio)