naruto







A
NIMAIS





 • Akamaru
Idade: 3~4 anos na primeira fase (6 anos em Naruto: Shipp.)
Altura: 29.1 cm (na primeira fase)
Peso: 5.3 kg (na primeira fase)
Data de Nascimento: 7 de julho
Seyuu: Junko Takeuchi (a mesma seyuu de Uzumaki Naruto)
  Akamaru é o parceiro inseparável de Inuzuka Kiba e “ninken”( ”cão ninja”) deste. “Aka” significa “vermelho”: na luta contra Naruto no Chuunin Shiken, o cãozinho fica com o pêlo vermelho após ingerir uma pílula. Na primeira parte da série, Kiba carregava Akamaru em cima da cabeça ou dentro da jaqueta – mas, depois de três anos, o cachorro crescera o bastante para seu dono poder montá-lo (Kiba parece não ter percebido essa mudança, no entanto).
  Uma das maiores vantagens de ter Akamaru como parceiro são seus sentidos aguçados – como olfato e audição –, tornando a dupla uma ótima opção para rastreamento, como vem sido mostrado ao longo da série. Além disso, o cachorro consegue sentir chakra com o nariz e informar a seu dono o nível de poder do adversário.
  Apesar de não poder utilizar livremente o próprio chakra, Akamaru faz parte dos ataques mais poderosos de Kiba. Seu único “golpe” individual seria o “Dynamic Marking” (“Dainamikku Mākingu”).

 • Haimaru Sankyoudai
  Os “Haimaru Sankyoudai” (灰丸三兄弟, literalmente “três irmãos Haimaru” ou “trio Haimaru”) são os cães que acompanham Inuzuka Hana, a irmã mais velha de Kiba. “Hai” significa “cinzas” ou “cor cinza” (também pode significar “sim”) e é uma provável referência ao fato de o pêlo dos três ser cinza.

 • Kuromaru
  Kuromaru (“Kuro” significa “preto”, e “maru” é um sufixo comum em nomes masculinos) é o companheiro canino de Inuzuka Tsume, a mãe de Kiba e Hana. Como o nome sugere, seu pêlo é negro; tem uma aparência bastante lupina, usa um tapa-olho no lado direito do rosto e não tem a orelha esquerda. Ao contrário dos outros representantes caninos do clã Inuzuka, Kuromaru parece poder falar em linguagem humana.
  Apesar de o clã Inuzuka ter o maior número de bichos figurando na história, outro clã também usa sua relação com animais para lutar: o clã Aburame.

 • Insetos
  A mais incrível e chocante informação a respeito dos insetos desse clã talvez seja o fato de os bichos viverem em simbiose com o corpo dos membros dessa família – mais precisamentedentro do corpo deles. Os insetos vivem por baixo da pele de seus mestres e entram e saem por pequenos buracos ao longo do corpo, como foi mostrado durante a luta entre Abumi Zaku e Aburame Shino.
  Essa relação é proveitosa para os dois lados: enquanto o ninja hospedeiro provê proteção, habitação e permite que os insetos se alimentem de seu chakra, os bichos obedecem cegamente aos comandos do dono, tornando possível o uso de jutsus sem a necessidade de selos ou conversão de chakra.
  Fora isso, existem inúmeras vantagens no uso de insetos como armas: um inseto fêmea deixado discretamente no corpo do adversário permite que o Aburame rastreie o outro pelo odor. Esses bichos também podem até mesmo servir como “batedores”, arrecadando informação e trazendo de volta para o ninja hospedeiro. Aburame Shibi (o pai de Shino) também já mostrou que os insetos conseguem desintoxicar uma pessoa envenenada.

  Por fim, existem também os animais que agem em sincronia com shinobis mesmo sem a tradição de um clã:

 • Tonton
  Tonton é o porco de estimação de Tsunade, mas geralmente é vista na companhia de Shizune (que é quem realmente toma conta dela). Tonton usa um jaleco marrom e um colar de pérolas e se comunica com os humanos por meio de ruídos (ela grunhe “buhi”, que é a onomatopéia japonesa correspondente ao “óinc”). Aparentemente, Tsunade e Shizune entendem o que a porquinha “fala”.
  Seu olfato parece ser muito desenvolvido, já que ela é capaz de rastrear coisas ou pessoas pelo nariz.







A
KATSUKI

  A Akatsuki (暁, literalmente "alvorecer") é uma organização formada por nukenins (ninjas fugitivos) vindos de várias vilas ninja do mundo de Naruto. Apesar de não ter aparecido na série desde o início, o grupo logo tomou o lugar de Orochimaru como principal antagonista logo no início de Naruto: Shippuuden, apresentando alguns dos personagens mais populares entre os fãs.
Nuvem da Akatsuki

  Os primeiros membros da Akatsuki a aparecer foram Uchiha Itachi, o irmão mais velho de Uchiha Sasuke, e Hoshigaki Kisame, um ex-membro dos Sete Espadachins da Névoa. Os dois procuravam por Uzumaki Naruto, visando capturar o jinchuuriki e, consequentemente, a Kyuubi no Youko. Após esse episódio, a rede de espionagem de Jiraya informa que a Akatsuki era uma organização formada por dez ninjas listados como rank-S no Bingo Book (ou seja, muito perigosos), e que o grupo estava perseguindo e capturando os bijuus e jinchuurikis do mundo ninja. Foi justamente para ensinar Naruto a se defender contra eles que o sennin levou o garoto como seu estudante no final da primeira fase da série. O líder do grupo se chama Pain (literalmente "dor" em Inglês), e possui o terceiro grande doujutsu além do Sharingan e o Byakugan: o Rin'negan.{spoiler}Apesar de ser a pessoa quem dá as ordens para os outros membros, Pain parece responder a Tobi, que diz ser Uchiha Madara, o antigo patriarca do Clã Uchiha que lutou contra o Shodai Hokage.{spoiler} É em Naruto: Shippuuden que a dimensão dos poderes da Akatsuki é verdadeiramente revelada, junto com a identidade de seus membros e seu real objetivo.

Indumentária e Anéis

  Os membros da Akatsuki são facilmente reconhecidos graças ao sobretudo preto de gola alta, estampado com nuvens vermelhas e usado por todos eles como um uniforme padrão. A roupa usada por baixo desse casaco também é recorrente entre os membros, assim como a sandália e o protetor de tecido usado nas canelas. Eventualmente alguns deles usam um sakkat (chapéu artesanal de aba comprida) cheio de tiras brancas. Além das roupas características, quase todos os membros da Akatsuki usam a hittai-ate (bandana) de suas vilas de origem com um risco fundo e horizontal cortando o símbolo da vila ao meio. Os únicos que não usam esse acessório são Sasori (que guarda a bandana em sua marionete principal) e Zetsu. A bandana riscada é o símbolo da traição do ninja - mostrando que ele não segue mais sua antiga vila. {spoiler} Quando Jiraya se infiltra em Amegakure, ninjas comuns da vila também usam a bandana riscada, já que o objetivo de Pain é justamente destruir todas as vilas ninja e dominar os países. {spoiler} Cada membro da Akatsuki possui um anel, que parece simbolizar o direito de fazer parte da organização. Os kanjis dos anéis são exclusivos para cada indivíduo, e representam deuses na mitologia Japonesa (os símbolos eram usados como proteção ou como amuletos). Fora isso, cada anel é usado em um dedo diferente:

KanjiSignificadoDeusDedoMembroOrigem
KanjiSignificadoDeusDedoMembroOrigem
0
Rei
ZeroNenhumPolegar
direito
PainAme (Chuva)
1
Sei
Azul/VerdeSeiryuuIndicador direitoDeidaraIwa (Pedra)
2
Haku
BrancoByakkoMédio
direito
KonanAme (Chuva)
3
Shu
VermelhoSuzakuAnular
direito
Uchiha ItachiKonoha (Folha)
4
Kai
JavaliGenbuMínimo
direito
ZetsuDesconhecido
5
Sora
CéuKuuchinMínimo esquerdoOrochimaruKonoha (Folha)
6
Nan
SulNanjuAnular esquerdo
Hoshigake Kisame
Kiri (Névoa)
7
Kita
NorteHokutoMédio esquerdoKakuzuAme (Chuva)
8
San
TrêsSantaiIndicador esquerdoHidanYuga (Fontes Termaiss)
9
Tama
EsferaTamaPolegar esquerdoTobi
Sasori
Incerto
Suna (Areia)

  Não foi mostrado se esses anéis possuem alguma habilidade especial, mas os membros parecem se importar bastante com eles: Tobi só pôde entrar na Akatsuki após Sasori morrer e “desocupar” o anel; Orochimaru, após sair da Akatsuki, levou consigo seu anel; e Zetsu foi enviado para reaver alguns dos anéis pertencentes aos colegas derrotados. O fato realmente relevante é que, nas mãos da estátua gigante que Pain invoca no ritual de selar as bijuu (o “Rei do Inferno”), cada ninja da Akatsuki ocupa a posição referente ao dedo em que usa o anel.

Nomes dos membros da Akatsuki

  E por fim, uma última característica compartilhada por todos os membros da organização são as unhas pintadas em um tom claro de roxo.

Duplas 

  A Akatsuki era originalmente formada por dez membros, dentre os quais Orochimaru fazia parte. Após a saída do Sannin (que levou consigo o anel do dedo mínimo esquerdo, Sora), a organização sempre se manteve em nove ninjas. Os nove agem sempre em dupla, com exceção de Zetsu, que está sempre sozinho ( não levando em conta que ele é “dividido” no meio e parece ter duas personalidades):
Uchiha Itachi e Hoshikage Kisame

  Uchiha Itachi & Hoshigaki Kisame – a primeira dupla da Akatsuki a aparecer, antes mesmo da série revelar quaisquer informações relevantes sobre a organização. Os dois parecem trabalhar em harmonia - nunca foi mostrado nenhum atrito ou desavença entre eles. No entanto, Itachi demonstra ter alguma autoridade sobre Kisame, que normalmente segue as instruções do colega imediatamente. O trabalho em equipe é notável, superando as diferenças entre as personalidades, ambições e estilo de luta de ambos.
Orochimaru e Akaksuna no Sasori

  Orochimaru & Akasuna no Sasori – antes do início da série, o Sannin e o mestre das marionetes formavam uma dupla. Foi, inclusive, Sasori quem “deu” Yakushi Kabuto para o ex-colega (e depois usou o iryuunin como espião para a Akatsuki, acreditando que ainda tinha um jutsu de controle mental sobre Kabuto).
Akasuna no Sasori e Deidara

  Akasuna no Sasori & Deidara – com a deserção de Orochimaru, coube a Deidara substituí-lo. Os dois viviam em atrito: Sasori era muito rígido em relação à pontualidade (odiava que os outros o fizessem esperar), ao contrário da personalidade despreocupada de Deidara. Também tinham uma série divergência em relação à arte, já que Sasori achava que arte era algo que deveria durar eternamente (como suas marionetes), enquanto Deidara achava que arte deveria ser algo belo e efêmero (como suas explosões).
Deirara e Tobi

  Deidara & Tobi – com a morte de Sasori, Tobi finalmente pôde fazer parte da Akatsuki (tomando o lugar do mestre de marionetes e seu anel, Tama). Em sua companhia, Deidara paga por todas as vezes que irritou Sasori: Tobi age como um bobo alegre, não mede as palavras e em geral consegue tirar o colega do sério com muita facilidade.
Hidan e Kakuzu

  Hidan & Kakuzu – essa dupla foi apelidada de “Os Imortais” pelos fãs da série, já que os dois personagens possuíam técnicas que os tornavam quase indestrutíveis. De fato, foi essa “imortalidade” que permitiu Hidan sobreviver tanto tempo ao lado de Kakuzu, que ameaçava o colega de morte a toda hora. Hidan era passional, bastante “devoto” à sua religião, e Kakuzu era calculista, completamente movido a dinheiro; enfim, a dupla brigava freqüentemente.
Pain e Konan

  Pain & Konan – {spoiler} a última dupla a aparecer contém a única mulher da organização. Os dois agem em sincronia um com o outro, por Konan ser submissa às ordens de Pain, e pelo fato dos dois serem completamente focados em um objetivo em comum. {spoiler}
Zetsu

  Zetsu age sozinho, levando ordens para os outros membros ou espionando osadversários. Também mostrou ser capaz de gravar o que vê (habilidade bastante utilizada por Tobi).

Aliados

  Sendo uma organização poderosa, a Akatsuki conta com alguns aliados e associados, como o mestre de recompensas Zangei e o contador Genji. Sasori mantinha alguns personagens sob um jutsu de bloqueio de memória, como Yuura (que minou as defesas de Suna durante a captura de Gaara, e depois serviu de sacrifício para o Shouten no Jutsu, onde se transformou no corpo de Uchiha Itachi), Mukade (outro sacrifício do Shouten no Jutsu, transformando-se em Hoshigaki Kisame), e Yakushi Kabuto (sob a tutela de Orochimaru para descobrir mais sobre o Fushi Tensei; no entanto, o Sannin quebrou esse jutsu e fez Kabuto se tornar um agente-duplo).
Os mais recentes aliados da organização são o Time Taka (鷹, “falcão), antes conhecido como Hebi (蛇, “cobra”), formado por Uchiha Sasuke, Hoozuki Suigetsu, Karin e Juugo, que respondem informalmente a Tobi. Os quatro usam uma versão modificada do casaco da Akatsuki (sem a gola alta), e não usam nenhum anel ou bandana riscada. Foram eles os responsáveis pela captura do jinchuuriki do Hachibi.

Objetivo 

Capturar Jinchuuriki

  Inicialmente, tudo o que se sabia da Akatsuki era que a organização estava caçando e capturando os jinchuurikis do mundo ninja. Depois se descobre que os jinchuurikis capturados tinham suas bijuu extraídas e seladas dentro de uma estátua gigante invocada por Pain – chamada de “Rei do Inferno”. Aparentemente, cada nukenin ficaria com um demônio, e a estátua seria parte de um Kinjutsu extremamente poderoso.
O verdadeiro objetivo do grupo torna-se turvo em meio aos desejos individuais de cada membro. {spoiler} Apenas muito tempo depois da organização ser introduzida na série Pain finalmente comenta que a meta final da Akatsuki era dominar o mundo, destruindo todas as vilas ninja. Durante sua luta contra Jiraya, o líder explica que irá unificar os países e que, para isso, precisa ter o poder para destruí-los.
Pain explica, ainda, que seu plano consiste em três etapas: 1. Dinheiro; 2. A criação de um grupo mercenário, sem lealdade a nenhuma vila ou país, e capaz de cumprir as mesmas missões que os outros ninjas, mas por um preço mais baixo. Para que haja movimentação de capital entre os países, Pain afirma ser necessário haver guerra, e é isso que ele pretende criar usando as bijuus capturadas; 3. Dominar o mundo quando os maiores países e vilas estiverem instáveis o bastante para também precisarem contratar a Akatsuki.
{spoiler}

Capturando Demônios 

  Pain é capaz de invocar uma estátua gigantesca quando reúne a Akatsuki para o ritual de extração das bijuu. O “Rei do Inferno” tem a boca amordaçada e os pulsos presos, e cada dedo de suas duas mãos é representado por um membro da Akatsuki. O processo de extração e aprisionamento do demônio na estátua pode demorar dias, e precisa de bastante concentração e chakra por parte dos membros. No entanto, não é necessário que todos estejam fisicamente presentes.
Cada olho da estátua representa um bijuu; quando o olho possui um “ponto” central, representado uma pupila, significa dizer que guarda um dos demônios. Atualmente, existem sete bijuus em posse da Akatsuki. Faltam apenas dois para completar o kinjutsu.
Ichibi - Uma cauda
Ichibi – Uma Cauda
{Capturado por Deidara}
Jinchuuriki:Sabaku no Gaara, Sunagakure
Nibi - Duas caudas
Nibi – Duas Caudas
{Capturado por Hidan & Kakuzu}
Jinchuuriki: Nii Yugito, Kumogakure
Sanbi - Tręs caudas
Sanbi – Três Caudas
{Capturado por Deidara & Tobi}
Jinchuuriki: Bijuu selvagem, sem hospedeiro
Yonbi - Quatro caudas
Yonbi – Quatro Caudas
{Capturado por Kisame}
Jinchuuriki: Roushi
Gobi - Cinco caudas
Gobi –
 Cinco Caudas
{Capturado}
Jinchuuriki: Desconhecido
Rokubi - Seis caudas
Rokubi –
 Seis Caudas
{Capturado}
Jinchuuriki: Desconhecido
Nanabi - Sete caudas
Nanabi – Sete Caudas
{Capturado}
Jinchuuriki: Desconhecido
Hachibi - Oito caudas
Hachibi –
 Oito Caudas
{Encontrado e combatido pelo time Taka, conseguiu escapar e não foi selado}
Jinchuuriki: Kiraa Bii (do inglês Killer Bee, “abelha assassina”), Kumogakure

Kyuubi –
 Nove Caudas
Jinchuuriki: Uzumaki Naruto, Konohagakure













A
LTURAS E PESOS
Atenção!
Alturas e pesos correspondentes à 1ª fase de Naruto!
Será atualizada com o Shippuuden assim que sair o book!


Nome:
Peso:
Altura:
01Hinata38.2 kg148.3 cm
02Neji46.8 kg160.1 cm
03Lee47.5 kg162.2 cm
04Sakura35.9 kg150.1 cm
05Naruto40.6 kg147.5 cm
06Sasuke43.5 kg153.2 cm
07Gaara40.2 kg148.1 cm
08Kiba44.7 kg152.5 cm
09Akamaru5.1 kg28 cm
10Shikamaru42.9 kg152.1 cm
113rd Hokage50.6 kg163.1 cm
12Gai76 kg184 cm
13Iruka66.2 kg178 cm
14Kakashi67.5 kg181 cm
15Kurenai54.4 kg169.1 cm
16Asuma81.6 kg190.8 cm
17Ibiki88 kg193.5 cm
#1rd Hokage74 kg185.1 cm
#2rd Hokage70.5 kg182.3 cm
#4rd Hokage61.1 kg179.2 cm
#4rd Kazekage64.1 kg176.5 cm
#Anko45.8 kg167 cm
#Baki80 kg188.2 cm
#Baiu40 kg140.3 cm
#Chouji69.3 kg156.3 cm
#Chouza120.1 kg183 cm
#Dan67.1 kg180.2 cm
#Dosu49 kg156 cm
#Ebisu67.5 kg181.4 cm
#Fugaku63.1 kg175.3 cm
#Gatou69 kg162.5 cm
#Genma71 kg181 cm
#Genyuumaru57.3 kg172 cm
#Gouzo73.6 kg178 cm
#Haku43.2 kg155.9 cm
#Hana52.5 kg170.3 cm
#Hanabi28.9 kg132.4 cm
#Hayate58 kg175 cm
#Hiashi66.4 kg176.5 cm
#Hizashi66.3 kg176.5 cm
#Homura55.2 kg166 cm
#Inari27.6 kg128.5 cm
#Ino38.5 kg151.2 cm
#Inoichi69.1 kg180.4 cm
#Itachi57.1 kg175.2 cm
#Iwashi61.5 kg173 cm
#Izumo58 kg169 cm
#Jiraiya87.5 kg191.2 cm
#Jiroubo97.3 kg181.3 cm
#Kabuto65 kg176.2 cm
#Kagari54 kg168.8 cm
#Kankurou61.2 kg167 cm
#Kidoumaru56.2 kg159.2 cm
#Kimimaro49.8 kg166.1 cm
#Kin39 kg150 cm
#Kisame83.1 kg195 cm
#Koharu46.3 kg153 cm
#Konohamaru29.5 kg130.6 cm
#Kotetsu53.2 kg167.5 cm
#Meizu73.3 kg178 cm
#Midari62 kg173.5 cm
#Mikoto48.9 kg162.9 cm
#Misumi61.4 kg174.7 cm
#Mizuki69.4 kg179.4 cm
#Moegi22 kg121.8 cm
#Mubi51 kg169.5 cm
#Nawaki37.2 kg140.3 cm
#Oboro51 kg163.4 cm
#Orochimaru57.3 kg172 cm
#Raidou75 kg183 cm
#Sakon45 kg155.1 cm
#Shibi68.9 kg181.3 cm
#Shigure80 kg195.6 cm
#Shikaku59.8 kg175.2 cm
#Shino48.5 kg161.1 cm
#Shizume49.2 kg168 cm
#Suzume45.5 kg165.6 cm
#Tayuya38.2 kg148.2 cm
#Tazuna79 kg179 cm
#Temari44.9 kg159.3 cm
#Tenten43.1 kg155.6 cm
#Tonbo55 kg167 cm
#Tsume51.5 kg163 cm
#Tsunade48.9 kg163.1 cm
#Tsunami45.3 kg158 cm
#Udon26.5 kg127.5 cm
#Ukon45 kg155.1 cm
#Uzuki50.5 kg169.2 cm
#Waraji71.1 kg181.4 cm
#Yamashiro66 kg178 cm
#Yashamaru50.1 kg170.1 cm
#Yoroi70 kg180 cm
#Yoshino46.2 kg162.1 cm
#Zabuza72 kg183 cm
#Haku49 kg157.3 cm






A
NIVERSÁRIOS
 • Janeiro
01
Maito Gai
02
Tatami Iwashi
08
Hyuuga Hiashi, Hyuuga Hizashi
09
Haku
19
Gaara
23
Aburame Shino
24
Yamanaka Inoichi
25
Yondaime Hokage
 
 • Março
08
Ebisu
09
Tente
10
Taiseki
18
Hoshigaki Kisame
20
Morino Ibiki
23
Yashamaru
27
Hyuuga Hanabi
29
Yondaime Kazekage
 
 • Maio
01
Akimichi Chouji
04
Tsunami
07
Midare
08
Mitokado Homura
15
Kankurou
26
Umino Iruka
30
Baiu
 
 
 
 
 
 • Julho
03
Hyuuga Neji
04
Baki
05
Kakkou
06
Kin Tsuchi
07
Inuzkuka Kiba, Akamaru
15
Nara Shikaku
17
Shiranui Genma
21
Hagane Kotetsu
23
Uchiha Sasuke
27
Genyuumaru
 
 • Setembro
01
Utatane Koharu
03
Yamashiro Aoba
07
Aburame Shibi
14
Zaku Abumi
15
Hatake Kakashi
22
Nara Shikamaru
23
Yamanaka Ino
 
 • Novembro
02
Gekkou Hayate
03
Uzuki Yuugao
05
Daimyo do País do Vento
11
Jiraiya
15
Rin, Mubi
18
Shizune
25
Kamizuki Izumo
27
Rock Lee
30
Tsurugi Misumi
 • Fevereiro
08
Terceiro Hokage Sarutobi
10
Uchiha Obito
11
Sigure
15
Tayuya
24
Nara Yoshino
29
Yakushi Kabuto
 
 
 
 
 
 • Abril
02
Sinobi Gashir
04
Tobitake Tonbo
05
Tazuma
06
Waraji
13
Inuzuka Hana
22
Akimichi Chouza
30
Gatou
 
 
 
 • Junho
01
Uchiha Mikoto
06
Gouzu & Meizu
09
Uchiha Itachi
11
Yuuhi Kurenai
12
Dosu Kinuta
15
Kimimaro
18
Mahiru
20
Ukon, Sakon
26
Jirobou
 
 • Agosto
02
Tsunade
09
Nawaki
12
Inuzuka Tsume
15
Momochi Zabuza
16
Uchiha Fugaku
21
Kaiza
23
Temari
28
Namiashi Raidou
 
 
 
 
 
 • Outubro
10
Uzumaki Naruto
18
Sarutobi Asuma
19
Suzume
21
Mizuki
24
Mitarashi Anko
27
Orochimaru
 
 
 
 • Dezembro
01
Zouri
04
Dan
16
Kidoumaru
20
Oboro
24
Madame Shizimi
25
Inari
27
Hyuuga Hinata
30
Konohamaru
 
 

 

B
ijuu e Jinchuuriki

 


 Apesar de demônios e hospedeiros existirem na série desde o primeiro capítulo do mangá, os conceitos de Bijuu e Jinchuuriki só foram abordados diretamente no início de Naruto: Shippuuden, quando Chiyo de Sunagakure no Sato define os termos (capítulo 256; episódio 12 do Shippuuden). O enredo da série passou a girar em torno dos demônios e seus hospedeiros desde entăo.

Todos os jinchuurikis junto ao número de suas caudas


Definiçăo 

  Bijuu (尾獣, literalmente “besta com caudas”) é um termo proveniente de uma conhecida lenda japonesa sobre uma guerra que existiu entre esses monstros. Em Naruto e Naruto: Shippuuden, as bijuu são formas de chakra extremamente poderosas que assumem a aparência de demônios com caudas. Existem nove delas, cada uma com um número específico de caudas: Ichibi(Uma Cauda), Nibi(Duas Caudas), Sanbi (Três Caudas), Yonbi (Quatro Caudas), Gobi (Cinco Caudas), Rokubi (Seis Caudas), Shichibi (Sete Caudas), Hachibi (Oito Caudas) e Kyuubi (Nove Caudas).

  Por serem criaturas com imensa capacidade de destruiçăo, vários clăs e vilas ninja tinham a ambiçăo de utilizá–las como armas. {spoiler} Foi logo após a fundaçăo das vilas ninjas que Senju Hashirama, o Shodai Hokage – conhecido pela capacidade de domar os demônios – distribuiu as bijuu entre as vilas ninja, como uma forma de estabilizar o balanço de poder entre as potęncias{spoiler}.

  Quando livres, esses demônios eventualmente atacam e destroem agrupamentos humanos, e são classificados como “fenômenos naturais”, calamidades imprevisíveis. É raro haver um ser humano capaz de controlar umabijuu em sua forma completa – {spoiler} os únicos casos conhecidos são Senju Hashirama e Uchiha Madara, sendo que esse último só manipulava a Kyuubi através do Sharingan {spoiler}– e por isso os ninjas precisaram criar outra forma de conter e utilizar as mais poderosas criaturas de seu mundo.

  Foi assim que nasceu o conceito de Jinchuuriki (人柱力, literalmente “poder do sacrifício humano”). Como era quase impossível encontrar alguém que manipulasse as bijuu completamente liberadas, os ninjas encontraram meios de aprisionar os demônios em outros seres humanos, na esperança de torná–los armas temidas perante todas as outras nações shinobi. E, de fato, osjinchuuriki tornaram–se seres que inspiram terror – tanto nos inimigos quanto nos aliados. 

  As bijuu, como massas de chakra absurdamente poderosas, exigem muito sacrifício para serem contidas, geralmente tirando a vida de alguém durante o processo de aprisionamento. Além disso, assim que se encontram seladas em um ser humano, seu chakra começa a interferir na natureza do hospedeiro, seja fundindo–se à energia do jinchuuriki ou alterando sua fisionomia. Enquanto isso confere às vilas ninjas a principal vantagem em se ter um jinchuuriki, isto é, poder utilizar o chakra e as habilidades características da bijuu, a verdade é que ter um demônio poderoso no corpo torna os hospedeiros instáveis.

  Essa instabilidade pode alterar a personalidade deles, ou mesmo fazê–los atacar amigos e inimigos indiscriminadamente. Aliando isso à destruição que as bijuu causaram aos humanos ao longo dos tempos, os jinchuuriki acabaram se tornando alvo do ódio e do desprezo dos ninjas, inclusive de seus aliados.

Lista de Bijuu e seus Jinchuuriki

Ichibi - Sabaku no Gaara
Uma Cauda
Bijuu: Ichibi, também conhecido como Shukaku
Jinchuuriki: Sabaku no Gaara (Godaime Kazekage)
Filiação: Sunagakure no Sato
Status: O jinchuuriki foi capturado pela Akatsuki e teve sua bijuu extraída, mas sobreviveu
Habilidades da Possessão: Além de manipular areia à vontade, Gaara pode iniciar o processo de transformação na bijuu se concentrando e fazendo um breve ritual. De início, seu corpo toma apenas a forma parcial do demônio, mas Gaara pode liberar a bijuuem sua forma completa se entrar em estado de sono profundo. O jinchuuriki também adquiriu controle o bastante sobre o demônio para ser capaz de invocar apenas os braços do Shukaku, como mostrado na luta contra Deidara.

  Diz–se que Suna no Shukaku era, originalmente, o espírito corrompido de um monge do deserto que foi aprisionado dentro de uma “chaleira”. Não foi explicado como esse espírito transformou–se em uma bijuu, mas é certo que Sunagakure sempre usou o demônio para criar jinchuuriki e fortalecer seu poderio militar. O último hospedeiro do Ichibi foi Sabaku no Gaara, filho do Yondaime Kazekage. Foi Chiyo quem realizou o fuuinjutsu para inserir o demônio no garoto, quando ele ainda estava na barriga da mãe. O nascimento de Gaara custou a vida da progenitora.

  Como jinchuuriki, Gaara obteve algumas vantagens: além de possuir uma reserva de chakra notável, possuía um escudo automático de areia, manipulado pelo Ichibi. Todas as vezes em que era atacado, a areia o protegia imediatamente, independente de Gaara querer ou não. No entanto, esse poder tinha um preço alto: Gaara não podia dormir, ou seria completamente sobrepujado pela consciência do demônio e deixaria Shukaku agir por conta própria, tendo sua personalidade consumida por ele.

  O Shukaku de Naruto é baseado no tanuki, um animal japonês comumente associado à travessuras e ao transformismo. A menção à “chaleira” e ao sacerdote corrupto também deriva dos contos sobre tanuki. Fora isso, as “olheiras” muito largas e escuras contornando os olhos de Gaara são uma clara referência à aparência do tanuki (o próprio Shukaku, em sua forma completa, é semelhante ao bicho); e o vaso de areia que o jinchuuriki carrega nas costas está presente em algumas das lendas sobre o guaxinim nipônico.



Nibi - Ikiryou
Duas Caudas
Bijuu: Nibi, também conhecido como Ikiryou, “Fantasma Vivo”
Jinchuuriki: Nii Yugito (Jounin)
Filiação: Kumogakure no Sato
Status: Capturado pela Akatsuki
Habilidades da Possessão: Na forma liberada, Yugito era capaz de causar grande destruição e lançar esferas de fogo espectral nos inimigos.


  Influenciado pela lenda do Nekomata – um gato tão velho que sua cauda se dividiu em duas, que manipulava os mortos como marionetes e era associado a acidentes com fogo – o Nibi de Naruto, em sua forma de bijuu, parece um felino fantasma e é capaz de cuspir enormes bolas de fogo. Yugito, a jinchuuriki, possui um rosto levemente felino.



Sanbi
Três Caudas
Bijuu: Sanbi
Jinchuuriki: Yagura (Yondaime Mizukage)
Filiação: Kirigakure no Sato
Status: Capturado pela Akatsuki

  A lenda que serviu como base para a criação do Sanbi foi, provavelmente, a do Suppon no Yurei, o espírito de uma tartaruga comida que assombrava os três homens que se alimentaram dela; ou o Umibozu, um monstro marinho que assume a forma de uma tartaruga. O Sanbi de Naruto lembra uma tartaruga com tentáculos em sua forma de bijuu. Quando foi capturado, estava livre de seujinchuuriki. Deidara da Akatsuki afirma que uma bijuu com um jinchuurikide mente fraca, ou sem hospedeiro, não passa de um monstro descontrolado. Yagura, o último jinchuuriki do Sanbi antes da captura, era o Quarto líder da Vila Oculta da Névoa. Ao que parece, esse Mizukage estava sendo manipulado por uma ilusão atribuída a um Uchiha - mais precisamente, Uchiha Madara.



Yonbi - Roushi
Quatro Caudas
Bijuu: Yonbi
Jinchuuriki: Roushi
Filiação: Iwagakure no Sato
Status: Capturado pela Akatsuki
Habilidades da Possessão: Dominar as cinco naturezas de chakra; fundir Doton e Katon para formar Youton, que é “lava”.

  O pouco que se sabe dessa bijuu é que ela era capaz de manipular todos as cinco Naturezas Primários de Chakra – Katon, Suiton, Doton, Raiton e Fuuton – e que passou essa característica para seu jinchuuriki. Ao dominar essa habilidade, Roushi conseguiu fundir Doton e Katon para formar um novo elemento, Youton (Lava). A bijuu era capaz de lançar lava pela boca.

  É pertinente mencionar que, nas lendas japonesas referentes à Guerra entre os Demônios com Cauda, o Yonbi (também conhecido como “Kaku”) era sempre relacionado a veneno. O bijuu conhecido pela manipulação dos cinco elementos era o Gobi. Como a maioria dos fãs assumiu que Masashi Kishimoto estava embasando os demônios de Naruto nessa lenda, houve uma grande confusão quando o mangá atribuiu os cinco elementos ao Yonbi ao invés do Gobi. O autor informou em um fanbook que o design do bicho foi inspirado em um gorila, no Son Goku de Dragon Ball, e no Goku das lendas chinesas.


Gobi
Cinco Caudas
Bijuu: Gobi
Jinchuuriki: Han
Filiação: Iwagakure no Sato
Status: Capturado pela Akatsuki

Não se sabe quase nada sobre eles, além da aparência do demônio, que é um cruzamento de um cavalo com um golfinho, e o fato de Han, seujinchuuriki, lutar utilizando vapor.






Rokubi
Seis Caudas
Bijuu: Rokubi
Jinchuuriki: Utakata
Filiação: Kirigakure no Sato
Status: Capturado pela Akatsuki

Não se sabe quase nada sobre eles, além da aparência do jinchuuriki - que parece estar vestido para um velório - e sua técnica baseada na utilização de bolhas de sabão.






Shichubi
Sete Caudas
Bijuu: Shichibi
Jinchuuriki: Fuu
Filiação: Takigakure no Sato
Status: Capturado pela Akatsuki

Masashi Kishimoto baseou o design dessa bijuu em um inseto, usando suas asas como as caudas do demônio. Sua jinchuuriki, Fuu, é a única outra mulher, além de Yugito, entre os nove hospedeiros.






Hachibi - Killer Bee
Oito Caudas
Bijuu: Hachibi
Jinchuuriki: Killer B
Filiação: Kumogakure no Sato
Status: O jinchuuriki foi capturado pela Akatsuki, mas fugiu antes de ter a bijuu extraída
Habilidades da Possessão: Assim como Naruto, Killer Bee fica envolto no chakra borbulhante em forma de caudas quando usa diretamente a energia do Hachibi. A diferença entre eles é que Bee tem pleno controle sobre esse chakra – tanto que é capaz de se transformar na forma completa de sua bijuu e ainda manter a consciência. O jinchuuriki também provou que, quando o hospedeiro e o demônio entram em consenso, podem se ajudar durante as lutas: o Hachibi cancelou o genjutsu que Sasuke lançou contra Bee, e os dois até separaram uma parte do corpo do demônio como isca, para poderem escapar do Time Taka.

  Enquanto todos os fãs da série esperavam Kishimoto usar a lenda do Yamata no Orochi – parte importante na história da Guerra entre as Bijuu – o autor de Naruto usa um conto completamente diferente para basear o Hachibi. Ao invés de Orochi (que, como o nome já demonstra, está mais relacionado ao Orochimaru do que a qualquer outro personagem da série), Kishimoto usou como referência o Ushi–Oni que, assim como muitos outros monstros japoneses, é um demônio marinho, e tem a cabeça de um touro no corpo de uma criatura cheia de tentáculos. O Hachibi de Naruto tem a cabeça de um touro com um chifre inteiro e outro quebrado, um par de patas e oito tentáculos como caudas.
  Foi revelado que Hachibi e Killer B têm uma relação amigável. De fato, eles parecem até mesmo gostarem um do outro e já foi, inclusive, definido como ojinchuuriki perfeito.



Kyuubi - Uzumaki Naruto
Nove Caudas
Bijuu: Kyuubi, ou Kyuubi no Youko
Jinchuuriki: Uzumaki Naruto (Genin)
Filiação: Konohagakure no Sato
Status: O jinchuuriki nunca foi capturado pela Akatsuki e ainda mantém a bijuu
Habilidades da Possessão: A dimensão dos poderes que a Kyuubi confere a seu hospedeiro ainda está longe de ser medida. Naruto possui cem vezes mais chakra do que qualquer ser humano comum, se aproveitar sua condição de jinchuuriki sem ser influenciado diretamente pelo demônio. Infelizmente, até o presente momento, o garoto só é capaz de usar essa imensa reserva de chakra com a ajuda de Yamato e do colar do Shodai Hokage (que foi destruído durante sua luta contra Pain). Se Naruto começa a usar o chakra da Kyuubi sem nenhum intermediário, a raposa passa a influenciá–lo constantemente com o Manto da Raposa, uma camada de chakra borbulhante que envolve o corpo do hospedeiro como uma segunda “pele”.

  Esse miasma vermelho é uma faca de dois gumes. À primeira vista, parece ser muito últil, servindo como uma armadura de chakra para o jinchuuriki e protegendo–o dos impactos e golpes diretos, bem como funcionando como um mecanismo de ataque independente – garras e caudas se estendendo para atingir os adversários e ajudando na imprevisibilidade dos ataques. No entanto, o chakra da Kyuubi que forma esse Manto é muito mais agressivo que o chakra comum de um ser humano, destruindo e regenerando a pele do jinchuuriki o tempo inteiro. Como as células humanas têm um tempo de vida definido, esse processo constante de regeneração diminui a expectativa de vida do hospedeiro.

  Essas características do Manto da Raposa tendem a ser mais e mais agravadas à medida que Naruto é influenciado pela bijuu, mais precisamente a cada “cauda” que brota no chakra do demônio. A resistência da defesa e a potência do ataque são elevados significativamente de acordo com o número de caudas; em compensação, a destruição e recriação de células também acelera e causa muito mal ao organismo do hospedeiro. Ferimentos causados pelo manto são muito difíceis de curar, porque o chakra demoníaco persiste no machucado.

  E existe ainda mais um agravante: quanto mais caudas Naruto libera, mais selvagem e descontrolado se torna, perdendo noção de si mesmo aos poucos. Quando alcança as quatro caudas, além de se tornar uma miniatura da Kyuubi, o garoto perde completamente a consciência e ataca inimigos e aliados indiscriminadamente. Nessa forma, Naruto é capaz de cuspir um ataque devastador de chakra bruto. Em seis caudas, um exoesqueleto se forma ao redor do hospedeiro, e ele fica ainda mais poderoso. Naruto já chegou a liberar até a oitava cauda da bijuu, mas sem qualquer controle sobre si mesmo e adquirindo a aparência quase que completa da raposa.
  Fora isso, a possessão da Kyuubi confere uma aparência animalesca aojinchuuriki que, quando influenciado por ela, fica com os olhos vermelhos, as pupilas dilatadas, garras e caninos protuberantes e marcas nas bochechas muito mais profundas do que o normal, além de passar a andar como um quadrúpede.



  A Raposa Demônio de Nove Caudas é o bijuu mais poderoso da lenda que conta a Guerra dos Demônios Com Caudas, e foi o demônio que inspirou a criação da Kyuubi no Youko de Naruto, tanto em aparência quanto em poder. Na série, o personagem principal, Uzumaki Naruto, teve a bijuu selada em seu estômago pelo fuuinjutsu Hakke no Shiki Fuuin, usado pelo Yondaime Hokage – que teve o trabalho extra de dividir o chakra da Kyuubi em dois, para que a energia negativa (yang) do demônio pudesse se fundir naturalmente ao próprio sistema de chakra de Naruto enquanto a positiva (yin) foi selada com ofuuinjutsu. Infelizmente, Naruto ainda não consegue dominar a Kyuubi da forma como Killer Bee consegue controlar o Hachibi, e o selo que mantém a raposa presa está enfraquecendo gradualmente.

  A influência da raposa sobre o protagonista da série é notada em diversos aspectos, como os três pares de riscos nas bochechas (semelhantes a bigodes de raposa), a mania que Naruto tem de pregar peças nas pessoas, e a infame “cara de raposa” que o garoto mostra vez ou outra. Quanto mais o jinchuuriki usa a o poder da bijuu, mais parecido com ela o rapaz fica.





E
STILOS DE LUTA
  Durante a série, podemos listar um grande número de estilos de lutas, podendo ser eles bem peculiares ou comuns entre vários ninjas. Para uma melhor abrangencia, a seção será dividida em três, separada em estilos gerais de luta, estilos peculiares e estilos de lutas de personagens. 

Estilos gerais de luta:
Estes são normalmente utilizado por muitos personagens, tornando estes um estilo de luta mais comum.

COMBATE
    corpo-a-corpo
  Utilizado por uma infinidade de personagens, como o nome já diz, consiste em uma luta mais aproximada e com mais contatos físicos, pode também ser chamado de Taijutsu. Alguns adotam este como seu estilo principal de luta, como exemplo, Rock Lee, Gai, Chouji e Tsunade. Algumas diferenças que podem ocorrer entre os combates corpo-a-corpo é que algumas técnicas investem em ataques mais velozes, e outros investem na força de destruição do ataque. Embora o combate corpo-a-corpo em geral seja utilizado por todos os personagens, este passa a ser menos frequente em ninjas que utilizam técnicas de manipulação como marionetes ou até genjutsus.


COMBATE
       com armas
  Este também utilizado pela maoria dos personagens, sendo mais comum o uso de kunais e shirikens como armas de combate. Alguns ninjas fazem ainda uso de armas peculiarmente características, como por exemplo, Aoi, Zabuza, Kisame e Os Sete Shinobis Espadachins em geral. Existe também casos raros de ninjas com precisão milimétrica que adotam como estilo de luta principal o uso de armas em grande quantidade e variedade como o caso da habilidosa Tenten.

COMBATE
    à distância
 Alguns personagens contam com armas e técnicas muito eficazes se puderem ser usadas a maiores distancia, evitando o contato direto. Como exemplo a Tayuya com seus genjutsus e invocações controladas por sua flauta, obrigando ela a estar sempre ocupando suas mãos para toca-la; Ou então os usuários de marionetes que serão citados posteriormente com mais detalhes na parte de estilos peculiares de luta. Algumas vezes, os ninjas são obrigados a se adaptarem a certos estilos de luta, como por exemplo o Kidoumaru que foi obrigado a se distanciar em sua luta com Neji, para que tivesses muito mais chances de vitória.

Estilos peculiares de luta:

São estilos peculiares por serem utilizados por poucos personagens na série.

MANIPULAÇÃO
    de marionetes
  O usuário faz uso de marionetes normalmente equipadas com armas, compartimentos e elementos surpresas, o que faz deste usuário um inimigo bem imprevisível, as marionetes são controladas através de finas linhas de chakra e podem ser controladas com apenas uma mão, permitindo o uso de até duas marionetes. A desvantagem deste estilo de luta é que a utilização das mãos para manipular as marionetes faz com que o usuário fique impedido de se defender de forma eficaz. Kankurou é o principal usuário deste estilo na série, contando só mais tarde com outros personagens que utilizam marionetes.

DEFESAS
       absolutas
  Embora consistam apenas em defesas, não deixam de ser consideradas um estilo de luta, só este, um estilo defensivo, além de claro serem muitas vezes a principal arma de um combate. Alguns usuários de diferentes defesas absolutas no anime são os personagens Neji, Gaara, Kindoumaru e Hinata. As bases utilizadas pelos personagens para realizarem as defesas são um pouco diferentes, mas as da maioria funcionam também como defesas ofensivas, não apenas defendendo o usuário mas ferindo o oponente também. Embora denominadas absolutas, todas podem de alguma forma serem "rompidas".

COMBINAÇÕES
      (combos)
          Uma técnica um pouco menos usada pelos personagens, as combinações ou "combos", podem ser realizados por apenas um individuo ou por um grupo. As combinações consistem basicamente em golpes em sequência, como exemplos, Naruto Rendan, Bunshin Kaiten, Shishi Rendan e os Lótus. Algumas combinações como o Hakke Rokujuuyonshou e o Hakke Hyakunijuuhasshou são muito mais que apenas sequencias aleatórias de golpes; Estes visam acertar pontos de circulaçao de chakra (tenketsus), tornando estas combinações de golpes um estilo bem superior de combate.



SUIKEN
   punhos bêbados
  Em português, punhos bêbados. Esta técnica só pode ser utilizada quando embreagado, o usuário passa a se mover com mais imprevisibilidade, e o seu corpo relaxado realizada movimentos mais elaborados. As únicas aparições desta técnica são na luta em que Rock Lee acidentalmente bebe saquê durante seu combate com Kimimaro e posteriormente em uma das sagas fillers.

Estilos de luta dos personagens:
  Alguns estilos por serem tão peculiares, passam a não serem possíveis de descrever, sem que seja tomando um dado personagem como referência. 




SHIKAMARU
    
  Embora manipule uma técnica ninja de qualidade, o principal trunfo no estilo de luta deste personagem é na verdade sua inteligência, Shikamaru está sempre alguns passos a frente de seus inimigos, compensando a sua pouca força física e a sua falta de variedade de jutsus.


TSUNADE
       
  Combinando sua força sobre-humana, sua alta capacidade de controle de chakra e seus dotes medicinais, seu estilo de luta se torna bem peculiar. Pode derrotar inimigos com apenas um golpe bem aplicado, ou ferir de forma mais sutíl o adversário usando seus conhecimentos medicinais. Outro personagem com características de estilo de combate parecidas é o Kabuto, que em uma luta contra ela, mostra ter também muitos conhecimentos nesta área medicinal.












H
OKAGES
   É o mais alto título que um ninja de Konoha pode receber. Ser um Hokage é comandar e proteger toda a vila e seus habitantes. É o Hokage que designa as missões para os ninjas, ele é a ordem e é muito respeitado, tendo seu rosto esculpido no Memorial Hokage.

 

1° HOKAGE
    Shodai
  O Primeiro Hokage, com a ajuda de seu irmão, o futuro Nidaime, fundou o vilarejo de Konoha. Treinou Sarutobi, que seria o terceiro Hokage mais tarde. Era conhecido por possuir Kekkei Genkai que permitia usar técnicas baseadas em madeira, e o Mokuton Hijutsu é sua especialidade. Além dessa habilidade, Shodai tinha outra muito poderosa, a Hokage Shiki Jijun Jutsu: Kakuan Nitten Suishu, que controlava o chakra de um Jinchuuriki, e dizem que foi por essa habilidade que ele se tornou o primeiro Hokage. Ele também é avô de Tsunade, a atual Godaime.
{spoiler} A estátua da direita, no Vale do Fim, representa o Shodai, cujo nome é Hashirama, do clã Senju. Ele já utilizava o título de Hokage antes mesmo de Konohagakure ser fundada, e foi dele que partiu a idéia da fundação das vilas ninja, sendo Konohagakure a primeira delas. Como possuia o poder para manipular bijuu, distribuiu os nove demônios existentes entre os cinco principais países do mundo ninja. {spoiler}




2° HOKAGE
       Nidaime
  Nidaime Hokage ajudou o irmão mais velho, o Shodai, a fundar a vila de Konoha. Foi professor de Homura, Koharu e Sarutobi (posteriormente nomeado Sandaime Hokage). Quando invocado peloEdo Tensei de Orochimaru, mostrou ter um conhecimento vasto sobre jutsus Suiton poderosos, dando a entender que essa era sua especialidade. Também possuia uma espada baseada em dano por chakra Raiton (ou seja, eletricidade), chamada "Raijin". Morreu por causas desconhecidas.{spoiler} Seu nome é Senju Tobirama, e ele também fazia parte do clã Mori no Senju, o mais poderoso clã ninja antes da fundação das vilas. Foi Tobirama o responsável pela criação do Konoha Kaimu Butai, a polícia militar liderada pelo Clã Uchiha. {spoiler}


3° HOKAGE
    Sandaime
          Sarutobi teve como sensei os dois primeiros Hokages, ele ganha o título de Hokage das mãos do segundo Hokage. Sabe usar ninjutsus, genjutsus e taijutsus como ninguém, sendo capaz de chamar a ajuda do grande macaco Enma. É forçado a voltar ao cargo de Hokage, após a morte do quarto Hokage. Sarutobi é calmo, amoroso, compreensivo. {spoiler} Morre na luta contra Orochimaru, usando a mesma técnica que o Yondaime usou para selar a Kyuubi. É pai do jounin Sarutobi Asuma, e avô de Konohamaru. Seu nome completo é Sarutobi Hiruzen. {spoiler}
4° HOKAGE
     Yondaime
  Foi um dos mais poderosos ninjas de Konoha, treinado pelo sannin Jiraya. Yondaime é usuário do jutsu Rasengan e é um dos poucos que consegue invocar o Gama Bunta(rei dos Sapos). Quando o Sandaime o nomeou como novo Hokage, Orochimaru ficou muito descontente. Yondaime também treinou uma equipe de genins: Hatake Kakashi, Rin e Uchiha Obito. Uma de suas técnicas mais famosa e poderosa é uma que ele desenvolveu sozinho, chamada Shiki Fuujin, a qual usou para selar a Kyuubi no corpo de um recém-nascido, morrendo no processo. Yondaime é conhecido como o "Relâmpago Amarelo de Konoha" graças à sua técnica Hiraishin no Jutsu.
{spoiler} O mangá já informou que o nome do Yondaime é Namikaze Minato, e que ele é o pai de Uzumaki Naruto, como a maioria dos fãs suspeitava. {spoiler}
5° HOKAGE
       Godaime
      Neta do Shodaime, Tsunade é uma sannin junto com Jiraya e Orochimaru, treinados pelo Sandaime. É uma ninja especializada em jutsus médicos e tem uma força assustadora, podendo destruir uma montanha com apenas um soco. Ganhou do avô um colar muito preciosoque mais tarde presenteou à Naruto, pois ele tinha os mesmos ideais e a mesma força de vontade que seu falecido irmão e um jovem por quem fora apaixonada. Aceitou o pedido dos anciãos e de Jiraya para ser a nova Hokage, depois da morte de Sarutobi. Ela também tem uma aprendiz, Shizune, que é sua assessora. A Godaime hokage também treina a kunoichi Haruno Sakura. Apesar de ter mais de 50 anos, ela usa um jutsu para manter uma aparência jovem, tem gênio imprevisível e é viciada em jogos de apostas.


 









I
DADES

  Aqui estão as idades dos personagens no começo da série (anime e mangá).

Para calcular a idade que eles têm na nova fase (Naruto Shippuuden), basta acrescentar três anos à idade inicial.


Nome:
Idade:
Abumi Zaku
14 anos
Aburame Shibi
39 anos
Agari
48 anos
Akadou Yoroi
23 anos
Akamaru
03 anos
Akame Iwana
32 anos
Akamon Manabu
38 anos
Akane
09 anos
Akimichi Chouji
12 anos
Ashinami Raidou
31 anos
Ayame
17 anos
Baki
30 anos
Baiu
19 anos
Bekkou
41 anos
Chouseki
27 anos
Daichi
10 anos
Dan
27 anos
Demon Brothers
25 anos
Ebisu
28 anos
Funeno Daikoku
36 anos
Gaara
12 anos
Gekkou Hayate
23 anos
Genyuumaru
17 anos
Gatou
48 anos
Genzou
58 anos
Giichi
49 anos
Gouzu
25 anos
Hagane Kotetsu
24 anos
Haku
15 anos
Hamase
24 anos
Haruno Sakura
12 anos
Hatake Kakashi
26 anos
Hibari
09 anos
Hoshigaki Kisame
29 anos
Hyuuga Hanabi
07 anos
Hyuuga Hiashi
41 anos
Hyuuga Hinata
12 anos
Hyuuga Hizashi
32 anos
Hyuuga Neji
13 anos
Iashi
26 anos
Inari
08 anos
Inuzuka Hana
18 anos
Inuzuka Kiba
12 anos
Jiraiya
50 anos
Jiroubou
14 anos
Kaiza
30 anos
Kagari
17 anos
Kamizuki Izumo
24 anos
Kankurou
14 anos
Kaori
28 anos
Kazekage Yondaime
40 anos
Kidoumaru
14 anos
Kimimaro
15 anos
Kinuta Dosu
14 anos
Konohamaru
11 anos
Maito Gai
26 anos
Midori
20 anos
Mitarashi Anko
24 anos
Mitokado Homura
68 anos
Moegi
08 anos
Nome:
Idade:
Momochi Zabuza
26 anos
Morino Ibiki
27 anos
Mozuku
19 anos
Mubi
17 anos
Namiashi Raidou
32 anos
Nara Shikaku
38 anos
Nara Shikamaru
12 anos
Nara Yoshino
36 anos
Nawaki
12 anos
Oboro
18 anos
Orochimaru
50 anos
Oukei
23 anos
Rock Lee
13 anos
Sarutobi (Sandaime)
68 anos
Sarutobi Asuma
27 anos
Madam Shijimi
41 anos
Sakon
14 anos
Ukon
14 anos
Shiranui Gemma
29 anos
Shizune
28 anos
Shigure
19 anos
Shinobi Gashira
42 anos
Suzume Namida
31 anos
Tatami Iwashi
23 anos
Tayuya
14 anos
Tazuna
59 anos
Temari
15 anos
Tenten
13 anos
Teuchi
43 anos
Tobitake Tonbo
27 anos
Touji Mizuki
25 anos
Tsuba
20 anos
Tsuchi Kin
14 anos
Tsunade
50 anos
Tsunami
29 anos
Tsurugi Misumi
23 anos
Uchiha Fugaku
40 anos
Uchiha Inabi
25 anos
Uchiha Itachi
17 anos
Uchiha Mikoto
35 anos
Uchiha Obito
13 anos
Uchiha Sasuke
12 anos
Uchiha Tekka
21 anos
Uchiha Teyaki
46 anos
Uchiha Uruchi
46 anos
Uchiha Yashiro
45 anos
Udon
08 anos
Umino Iruka
25 anos
Utatane Koharu
68 anos
Uzuki Yuugao
22 anos
Uzumaki Naruto
12 anos
Waraji
33 anos
Yakushi Kabuto
19 anos
Yamanaka Ino
12 anos
Yamanaka Inoichi
38 anos
Yamashiro Aoba
30 anos
Yashamaru
27 anos
Yuuhi Kurena
27 anos
Zouri
28 anos












K
UCHIYOSE NO JUTSU
   Kuchiyose no Jutsu (“Técnica de Invocação”) é um jutsu de rank-C que, com um pouco do sangue do invocador usado como sacrifício, permite ao ninja invocar desde animais até armas e mortos para o auxiliarem em uma batalha. É utilizado geralmente por ninjas acima do nível gennin pois requer concentração e uma certa quantidade de chakra. Cada tipo de invocação tem suas particularidades e requer selos e modos diferentes para poderem acontecer. A quantidade de chakra usada irá determinar o tamanho e a força do que foi invocado, sendo alguns muito poderosos, como por exemplo o líder das cobras, Manda, que é invocado por Orochimaru e recusa-se a obedecê-lo. Vejamos os tipos que apareceram no anime Naruto: 

ANIMAIS

  A invocação de animais é a mais comum. Para invocar um animal, o ninja precisa ter selado um acordo de sangue com a respectiva espécie. Geralmente, os passos para a invocação de um animal são: : o ninja faz um corte em seu dedo, realiza o selamento apropriado para invocar o animal com que fez o pacto e, então, encosta a mão no local onde deseja que a criatura apareça. Agora alguns animais de invocação que já apareceram no anime: 
SAPOS



  "Gama" (蝦蟇) é um termo japonês que significa, literalmente, “sapo”. É uma das invocações mais poderosas e versáteis da série, servindo como ataque, defesa e até transporte. Aparece pela primeira vez quando o sannin Jiraya encontra Naruto e Ebisu nas fontes termais.

  O sapo-rei, ou líder dos sapos, Gamabunta (ガマブン太, eventualmente chamado de Gama-Oyabin), é uma criatura gigantesca que usa uma katana como arma e tinha sido invocado apenas pelo Quarto Hokage (Yondaime) e por Jiraya, até que, no treinamento com o sannin, Naruto consegue invocá-lo. Gama-Oyabin tem um gênio difícil e se mostra apático quanto aos assuntos de seus “subordinados”. Aparentemente, existe uma grande rivalidade entre ele e o líder das cobras, Manda.
  Os principais ataques usados por Gamabunta no anime foram Gama Dosuzan(蝦蟇ドス斬, "O Corte de Espada do Sapo") e Suiton, Tenppoudama (水遁・鉄砲玉), além de ter cuspido um riacho de óleo para aumentar o poder de um jutsu Katon lançado por Jiraya (火遁・蝦蟇油炎弾, "Katon: Gamayu Endan").

  Existem, ainda, mais dois sapos invocados constantemente por Naruto: os filhos do Gama-Oyabin. Na verdade, Naruto faz a invocação na esperança de trazer a ajuda do sapo-rei, mas algo dá errado, e aparecem ou Gamakichi, ou Gamatatsu, trazendo um pouco de humor ao fracasso da invocação de Naruto: 

GAMAKICHI
  Gamakichi (ガマ吉, "Sapo Propício") é o filho mais velho do Gama-Oyabin. É um sapo esperto: sabe a hora exata de fugir e é muito sarcástico. Apareceu pela primeira vez na luta de Naruto e Gaara, quando Naruto tenta invocar o Gama-Oyabin para enfrentar o Shukaku. Outra aparição foi quando Jiraya, ainda dopado pelo remédio de Tsunade, não conseguiu controlar seu chakra para a invocação. Gamakichi também apareceu em alguns fillers do anime.

GAMATATSU
  Gamatatsu (ガマ竜, "Sapo Dragão") é o irmão mais novo de Gamakichi. Seu gênio é totalmente diferente do de seu irmão mais velho: Gamatatsu chega a ser idiota. Ele aparece pela primeira vez na luta de Naruto contra Gaara, na final do Chunnin Shiken, também de forma acidental. Ao contrário do irmão, Gamatatsu fugiu na hora do perigo e ficou cobrando comida por ter sido invocado.

  Ao longo do anime, mais sapos aparecem. São girinos e sapos medianos, mostrando o desenvolvimento do Naruto na técnica. Aparece também um sapo gigante com duas espadas cruzadas nas costas, invocado por Jiraya na invasão das vilas do Som e da Areia.
  Outra invocação é a chamada Kuchiyose: gamaguchi shibari (口寄せ・蝦蟇口縛り, "invocação: armadilha da boca do sapo”). Jiraya invoca um estômago de sapo em qualquer lugar que queira, ferindo apenas o inimigo. Foi usado quando Itachi e Kisame apareceram para pegar Naruto.

Invocadores: 
-Uzumaki Naruto 
-Jiraya 
-Yondaime
SERPENTES



  As Kyodaija (巨大蛇, "Cobras Gigantes") são as serpentes imensas invocadas com freqüência por Orochimaru em suas lutas. O líder delas é uma gigante cobra roxa com um par de chifres, chamada Manda (マンダ).
  Manda é temperamental e cheia de caprichos. Sua primeira aparição foi quando os sannins Jiraya e Tsunade se uniram contra Orochimaru. Ela exige sacrifícios humanos em troca de ajuda nas batalhas, devorando seu invocador se não for atendida. Por reconhecer o poder de seu mestre, Manda obedece e respeita Orochimaru, uma vez que, se tiver conhecimento do jutsu de selamento realizado pelo Sandaime em seu discípulo, deixaria de obedecê-lo ou até devoraria Orochimaru. Ela pode trocar de pele, numa espécie de Kawarimi no Jutsu.
  Ao longo do anime também aparecem outras serpentes, invocadas por Mitarashi Anko, Yakushi Kabuto e pelo próprio Orochimaru. Destaca-se a de três cabeças que foi invocada no ataque a Konoha. {spoiler} Uchiha Sasuke, na fase Shippuuden, também começa a controlar a invocação de serpentes. {spoiler}
  Obs: Espada Kusanagi é uma arma mitológica que Orochimaru tira da boca, tão poderosa que pode cortar até diamante. Também existe uma versão mais longa da espada, que pode atingir metros.
Invocadores:
-Orochimaru 
-Yakushi Kabuto 
- Mitarashi Anko 

LESMAS



  Até agora, no anime, apenas uma lesma foi invocada: a rainha das lesmas, chamada Katsuyu (カツユ), invocada por Tsunade na batalha contra Orochimaru. Diferente de Gama-Oyabin e Manda, Katsuyu tem um gênio mais dócil e é obediente à sua invocadora. Abaixo, mostramos dois golpes usados por Katsuyu para enfrentar Manda.
  É capaz de cuspir grande quantidade de ácido pela boca com Zesshi Nensan (舌歯粘酸), produzindo um fluido forte o bastante para derreter rochas.
  Com o Katsuyu Daibunretsu (蛞蝓大分列 , "grande Divisão de Lesmas"), Katsuyu pode se dividir em várias lesmas pequenas e escapar de algum golpe, ou realizar outros tipos de tarefa.

Invocadora:
-Tsunade

TARTARUGAS



  Ninkame (忍亀, literalmente "tartaruga ninja") é uma tartaruga vermelha imensa invocada por Maito Gai. Em sua única aparição na série, Ninkame estava vigiando Rock Lee a pedido de seu mestre. É uma das únicas demonstrações do uso de ninjutsu por parte de Gai, que é um notório mestre do taijutsu.

Invocador: 
-Maito Gai 


MACACOS



  Extremamente leal ao Terceiro Hokage (Sandaime), Enma (猿猴王・猿魔 Enkōō: Enma – “rei dos macacos: Enma”) é um símio de grande força física e bastante habilidoso nas artes marciais, conseguindo, inclusive, manter uma luta equilibrada contra o Primeiro e Segundo Hokages (Shodaime e Nindaime), ao mesmo tempo.
  Uma característica curiosa é a capacidade de transformar-se em um bastão largo e extensível por meio da técnica Henge: kongōnyoi (変化・金剛如意, "transformação: bastão adamantino”). Essa arma é muito resistente. Pode mudar de tamanho e largura, e o macaco consegue usar os membros, mesmo estando transformado (como os braços e as pernas).
  Durante a luta contra Orochimaru no Chuunin Shiken, Enma clona a si mesmo na forma de bastão para formar uma “jaula de proteção” para Sarutobi, usando a Prisão Adamantina (金剛牢壁, kongō Rōheki). A primeira (e única, até agora) aparição na série foi durante a batalha entre Sandaime e Orochimaru. Antes de desaparecer no final da luta, Enma levou consigo a Kusanagi, a espada de Orochimaru.

Invocador: 
-Sarutobi

CÃES



  Os ninken (忍犬, “cachorros ninjas”) são os oito cachorros invocados por Hatake Kakashi. Todos usam a bandana de Konoha e um colete azul. Aparentemente, alguns dos cães têm certa semelhança com personagens da série. São comumente utilizados para rastreamento, embora também sirvam para imobilizar o oponente (como aconteceu com Momochi Zabuza). 

  Com o Kuchiyose: doton: tsuiga no jutsu (口寄せ・土遁・追牙の術, “invocação: terra: técnica da presa rastreadora”), os ninken conseguem seguir odores por baixo da terra, furtivamente, emergindo para segurar o adversário. 

  O líder dos niken é o Pakkun (パックン). Ele é um pug, o menor dos ninken de Hatake Kakashi. É o mais inteligente dos oito cães e, aparentemente, é o único que fala. De acordo com o anime, Pakkun conseguia falar o nome de seu mestre aos quatro meses de idade (considere-se que todos os ninken foram criados por Kakashi desde pequenos). Tem um olfato muito apurado e é muito eficiente, além de saber quando é melhor fugir de uma luta. {spoiler} No mangá, os outros cães de Kakashi aparecem, sabem falar e tem respectivos nomes. {spoiler}

Invocador:
- Hatake Kakashi 

ARANHAS



  Kyodaigumo (seu nome, 忍亀, significa, literalmente, “Aranha Gigante”) invocada por Kidoumaru, um dos membros do Quarteto do Som, é capaz de gerar várias aranhas de tamanho considerável para auxiliar seu mestre, como acontece quando Kidoumaru usa a Chuva de Aranhas (雨蜘蛛, Amagumo). Quando é golpeada, Kyodaigumo explode em vários fios de seda, formando uma teia. 

Invocador:
-Kidoumaru 

FUINHAS



   Kamatari (カマタリ) é uma fuinha branca invocada por Temari por meio de seu leque, pelo jutsu Kuchiyose: kirikiri mai (口寄せ・斬り斬り舞 ). Kamatari usa um tapa-olho no orbe esquerdo e aparece armado com uma foice quase do seu tamanho, com a qual consegue provocar um grande estrago em poucos minutos – como fez com a floresta onde Shikamaru e Tayuya estavam lutando. 

Invocador:
-Temari

PÁSSAROS



   Na saga filler do anime, Gennou invoca um grande pássaro na tentativa de escapar dos shinobis de Konoha que descobriram seus planos de soterrar Konoha causando uma grande explosão na montanha dos monumentos dos Hokages.


Invocador:
-Gennou 

PEIXES



  A invocação de peixes é feita por Ruiga na saga filler. Usando sua habilidade de extrair água da terra, prende o adversário numa espécie de bolha d’água e invoca piranhas ou um tubarão para devorar o inimigo dentro da armadilha.

Invocador:
- Ruiga

CAMALEÃO



  Nos fillers, aparece um camaleão chamado Shiromari, invocado pelo líder do País da Garganta, como última defesa de seu castelo. Mas o líder morreu antes de cancelar a invocação, e o camaleão, preso ao pergaminho de contrato, continuou a defender o castelo por anos e anos, devorando quem ali entrasse. Com a ajuda de Naruto, Kiba e Hinata, o espírito do líder aparece e cancela essa invocação. 

Invocador:
- Kubisaki Kouza

ABELHAS



  Uma abelha rainha gigante é invocada por Suzumebachi, do clã Kamizuru, na saga filler. Essa abelha pode ser muito rápida, apesar de seu tamanho, e prender osadversários em um resistente casulo de cera. 

Invocador:
- Suzumebachi 

HUMANOS / MONSTROS

ZUMBIS



   Chamados de doki, os zumbis são invocados e controlados por Tayuya, integrante do Quarteto do Som. Para controlá-los, Tayuya toca uma melodia de seqüência indecifrável e os faz atacarem o inimigo. Eles são cegos e também lançam um fantasma de dentro de suas bocas para sugar o chakra do inimigo. 

Invocador:
- Tayuya

MONSTRO MARINHO



  Invocado por Amachi, um monstro marinho conhecido como Umibozu (海坊主) aparece nos fillers, apavorando as pessoas do País do Mar. O monstro consiste basicamente de água e chakra. É totalmente destruído por Naruto, que se utiliza do chakra da Kyuubi para evaporá-lo. 

Invocador:
- Amachi

MORTOS



  A invocação de mortos é um jutsu de rank-S. A técnica, proibida devido ao seu gênero sombrio, é conhecida como Edo Tensei. Consiste em concentrar grande quantidade de chakra nas mãos e colocá-la no chão. Foi usada por Orochimaru para invocar os dois primeiros Hokages na luta contra o Sandaime, que, com a ajuda de Emma, consegue vencê-los. Orochimaru também tinha a intenção, aparentemente, de invocar o Yondaime, mas é impedido por Sarutobi.

Invocador:
- Orochimaru

OBJETOS

ARMAS NINJAS



  Usando seus pergaminhos, Tenten pode invocar várias e diversificadas armas ninjas. Assim, ela possibilita um ataque fatal ao oponente por meio das várias armas invocadas ao mesmo tempo.

Invocador:
-Tenten

PÁSSARO MECÂNICO



  Um pássaro amarelo que sai de um pergaminho é invocado por Chiyo. É usado por ela como mensageiro, rodando a corda que fica nas costas do pássaro para ele funcionar.

Invocador:
- Chiyo 

VASILHA SHIKOKUMUJIN



  A vasilha é invocada por Sakon, do Quarteto do Som, para poderem levar Sasuke até Orochimaru.  Ela contém o poder do indivíduo, para que ele não abra o selo amaldiçoado nível 2. 

Invocador:
-Sakon 


RASHOUMON



  Rashoumon é um portal que serve como barreira, usada para defesa. Pode ser invocado por Orochimaru e pelos irmãos Sakon e Ukon, mas estes precisam fazer a invocação simultaneamente. Uma diferença entre Orochimaru e os irmãos Sakon e Ukon é que Orochimaru pode invocar três Rashoumon, se quiser. 


Invocadores:
-Orochimaru 
-Sakon 
-Ukon








Q
UARTETO DO SOM

  Os ninjas do Quarteto do Som ( 音隠れの忍四人衆 Otogakure no Shinobi Yonin Shu,literalmente Quatro Pessoas da Vila Oculta do Som) eram os guarda-costas de elite de Orochimaru. Os quatro (Sakon e Ukon contam como um, por dividirem o mesmo corpo) apareceram pela primeira vez durante o final do Chuunin Shiken, quando a Vila da Folha foi invadida. Depois, reapareceram para transmitir a proposta de poder de Orochimaru a Uchiha Sasuke.

  O líder do quarteto era, inicialmente, Kaguya Kimimaro, indubitavelmente mais poderoso que todos os quatro juntos, cotado, inclusive, para ser o próximo corpo de Orochimaru. No entanto, devido a uma doença degenerativa inesperada, ele não pôde participar por muito tempo. Assim, Sakon assumiu a liderança.

  Os membros do grupo mostram ser muito habilidosos em técnicas de barreira. Em sua primeira aparição, o quarteto usa o 'Escudo de Fogo Violeta de Quatro Pontas' ( (四紫炎陣 Shishienjin ) para isolar Orochimaru e o Sandaime Hokage numa barreira em forma de caixa e impedir que qualquer um se aproximasse enquanto os dois lutavam. Mais tarde, usam a 'Formação da Névoa Negra dos Quatro' ( 四黒霧陣 Shikokumujin ) para evitar que Sasuke morra depois de tomar a droga para obter o segundo nível do Selo Amaldiçoado.

  Por tomarem sempre posições definidas ao realizarem esses tipos de jutsu em grupo, cada membro da equipe representa uma direção cardinal:
   - Portão do Norte: Tayuya
   - Portão do Oeste: Sakon
   - Portão do Leste: Kidoumaru
   - Portão do Sul: Jiroubou
J
IROUBOU

                                   Jiroubou (次郎坊 Jirobo )
                                       Idade: 14 anos
                                         Altura: 181.3 cm
                                           Peso: 97.3 kg
                                              Data de Nascimento: 26 de Junho
                                                Tipo Sanguíneo: B
                                                  Portão: "Portão do Sul" (Nanmon, 南門 )
                                                    Seiyuu: Kenta Miyake

  Jiroubou, apesar de ser o mais fraco dentre os quatro, é o melhor no quesito força física, sendo capaz de levantar enormes blocos de pedra com facilidade (usando o selo nível dois, conseguiu até mesmo erguer Chouji em sua forma 'gigante').

  Seu estilo de luta é o 'Empreendedor do Punho de Nirvana' ( 羅漢拳 Rakanken ), tornando devastadores golpes simples como socos ou golpes com os joelhos e os ombros. Além disso, Jiroubou pode usar seu chakra para amontoar e agarrar pedras sobrenaturalmente largas. Sua habilidade permite ainda que ele absorva chakra através da terra, o que é, aparentemente, a forma de alimentar seu chakra, como foi mostrado quando ele prendeu Naruto, Shikamaru, Chouji, Neji, Kiba e Akamaru em uma "redoma" de rochas e começou a sugar as energias do grupo. Repreende constantemente os modos de falar de Tayuya (que tem um vasto vocabulário de palavrões).
Foi derrotado e supostamente morto por Akimichi Chouji.
K
IDOUMARU

                                   Kidoumaru ( 鬼童丸 Kidōmaru )
                                       Idade: 14 anos
                                         Altura: 159.2 cm
                                           Peso: 56.2 kg
                                              Data de Nascimento: 16 de Dezembro
                                                Tipo Sanguíneo: A
                                                  Portão: "Portão do Leste" (Tōmon, 東門 )
                                                    Seiyuu: Susumu Chiba

Características Especiais: Possui seis braços (se contados com as pernas, tem oito membros, como uma aranha). Também é capaz de fazer teias de uma substância resistente misturada com chakra e secretar uma substânica dourada capaz de bloquear chakra e solidificar-se como um metal. Esse mesmo fluido, quando solidificado, pode ser moldado como armadura, kunai ou o arco e as flechas que são utilizados ao ativar o Selo Amaldiçoado nível dois. Essas habilidades não são kekkei genkai (linhagem avançada), mas são relacionadas ao seu clã.

  Kidoumaru é, como a maioria dos membros do Quarteto, exótico. Com todas essas características é inegável sua semelhança com uma aranha. Ele tem ainda seu próprio animal de invoção, Kyodaigumo ( 巨大蜘蛛, literalmente, "Aranha Gigante"), uma aranha gigantesca. A bandana da Vila do Som que usa, esconde um terceiro olho na testa, que melhora sua visão e pontaria.

  Prefere lutar à distância e é excelente em análise tática. Acha divertido "brincar" com os oponentes antes de destruí-los. Foi derrotado e supostamente morto por Hyuuga Neji.
S
AKON

                                   Sakon ( 左近 )
                                       Idade: 14 anos
                                         Altura: 155.1 cm
                                           Peso: 45 kg
                                              Data de Nascimento: 20 de Junho
                                                Tipo Sanguíneo: AB
                                                  Portão: "Portão do Oeste" (Seimon, 西門 )
                                                    Seiyuu: Shunsuke Sakuya

Características Especiais: É capaz de unir seu corpo ao de seu irmão Ukon, através do Souma no Ko (Ataque de um Par de Maus Espíritos) e podem invocar Rashomon (Um gigante portão, que é quase uma defesa absoluta).

  Sakon tem poder e velocidade incríveis. Orochimaru chega a mencionar que é o mais forte dentre os quatro, mas que sua mania de humilhar os inimigos e usar jutsus muito poderosos mesmo quando é desnecessário se torna falha muito perigosa para o grupo. Também tem uma aparência bizarra por ter uma segunda cabeça, geralmente inclinada para baixo por trás da sua, que é nada menos que seu irmão mais velho, Ukon, capaz de fundir o próprio corpo com outros graças à sua kekkei genkai (linhagem avançada). Ukon fica adormecido no corpo do irmão a não ser que seja necessário em combate, surgindo para reforçar os golpes de Sakon. Os dois podem usar o poder do Selo Amaldiçoado separadamente, e no nível dois, após assumirem uma aparência monstruosa com dentes proeminentes, um chifre e uma armadura, conseguem aumentar seus poderes de regeneração. A dupla quase matou Kiba e Akamaru durante a tentativa de resgate de Sasuke, mas foi derrotada por Kankurou.

  O significado de Sakon é "direita", que é o lado onde seu rosto é coberto por uma mecha de cabelo. O que o distingue de seu irmão é um colar de contas no pescoço. Sakon e Ukon também são os nomes dados aos dois bastões donunchaku (Arma de artes marciais que consiste em dois bastões pequenos conectados em seus fins por uma corda ou corrente).
U
KON

                                   Ukon ( 右近 )
                                       Idade: 14 anos
                                         Altura: 155.1 cm
                                            Peso: 45 kg
                                              Data de Aniversário: 20 de Junho
                                                Tipo Sanguíneo: AB
                                                  Portão: "Portão do Oeste" (Seimon, 西門 ) - já que ele
                                                    divide o corpo com Sakon, também divide a posição.
                                                      Seiyuu: Shunsuke Sakuya

Características Especiais: É capaz de unir seu corpo ao de seu irmão Ukon através do Souma no Ko (Ataque de um Par de Maus Espíritos), e pode invocar Rashomon (Um gigante portão, que é quase uma defesa absoluta).

  Aparentemente, Ukon não pode ficar muito tempo fora do corpo de seu irmão, já que precisa voltar e descansar nele depois de um tempo de batalha razoavelmente curto. Por isso, passa a maior parte do tempo adormecido, a não ser quando é necessário em combate. Parece ser mais impaciente que seu irmão, e igualmente cruel. Ele usa sua kekkei genkai (linhagem avançada), que permite sua fusão com outros corpos, para destruir as células do adversário, como tentou fazer com Kiba. Pode usar o Selo Amaldiçoado sem depender do irmão, e quando aciona o nível dois consegue permanecer mais tempo em seu próprio corpo. No mais, as técnicas e habilidades são semelhantes às de Sakon.

  Foi supostamente morto juntamente com o irmão por Kankurou, após tentarem matar Kiba e Akamaru.
Ukon significa "esquerda", que é o lado se seu rosto coberto por uma mecha de cabelo. Sakon e Ukon também são os nomes dados aos dois bastões donunchaku (Arma de artes marciais que consiste em dois bastões pequenos conectados em seus fins por uma corda ou corrente).
T
AYUYA

                                   Tayuya ( 多由也 )
                                       Idade: 14 anos
                                         Altura: 148.2 cm
                                           Peso: 38.2 kg
                                              Data de Nascimento: 15 de Fevereiro
                                                Tipo Sanguíneo: A
                                                  Portão: "Portão do Norte" (Hokumon, 北門 )
                                                    Seiyuu: Akeno Watanabe

Características Especiais: Kuchyiose no Jutsu (Doki, "Demônios Furiosos"), e uma flauta capaz de produzir genjutsus.

  A única kunoichi (mulher ninja) do quarteto e a única usuária de genjutsu baseado em música. Tem uma boca muito "suja" (motivo pelo qual vive escutando sermões de Jiroubou) e um péssimo temperamento, mas é muito poderosa, além de ter um brilhantismo estratégico que se equipara ao de Shikamaru. Já que é muito habilidosa em genjutsu e a flauta é sua única arma, evita a todo custo combates de curta distância. Para lutar, invoca três demônios muito poderosos, controlados pela técnica ‘Flauta Demoníaca, Melodia que Manipula os Guerreiros Ilusórios' ( 魔笛・幻武操曲 Mateki: Genbusō Kyoku ), onde cada nota provoca ações específicas dos monstros. Quando isso não se mostra suficiente para manter o oponente longe, ela usa a ‘Guerra dos Homens Malignos' ( 魔境の乱 Makyō no Ran ) e encurrala seus adversários com a 'Flauta Demoníaca, Corrente Sonora dos Sonhos' ( 魔笛・夢幻音鎖 Mateki: Mugen'onsa ), um genjutsu tão poderoso que forçou Shikamaru a quebrar um dedo para desfazê-lo.

  Ao ativar o nível dois do selo Amaldiçoado, o cabelo da menina cresce, sua pele escurece e brotam cinco chifres na cabeça. Tayuya quase conseguiu derrotar Shikamaru durante a missão de resgate de Sasuke, mas foi morta por Temari.
K
AGUYA KIMIMARO

                                   Kaguya Kimimaro ( かぐや君麻呂 )
                                       Idade: 15 anos
                                         Altura: 166.1 cm
                                           Peso: 49.8 kg
                                              Data de Nascimento: 15 de Junho
                                                Tipo Sanguíneo: A
                                                  Portão: Nenhum
                                                    Seiyuu: Toshiyuki Morikawa

Características Especiais: Habilidades do Shikotsumyaku, talentoso usuário de taijutsu.

  Kaguya Kimimaro seria o quinto membro do Quarteto do Som, temporariamente alterando o nome do grupo para Quinteto do Som. Os membros originais da equipe foram forçados a aceitar sua entrada no grupo, depois de provado que o poder de Kimimaro superava as habilidades combinadas dos quatro. O shinobi é o único membro remanescente do clã Kaguya ( かぐや一族 Kaguya Ichizoku ), capazes de controlar toda a estrutura óssea do corpo e adaptá-la para combate. O resto da família foi dizimado em uma tentativa de invadir Kirigakure, movida apenas por instinto assassino e sem nenhum propósito definido. Orochimaru menciona que o garoto era o membro mais poderoso do clã, chegando a dizer que ele possuía poderes que até mesmo "aquele clã amante da guerra temia". Por isso, Kimimaro passou boa parte de sua vida trancado em uma jaula e só era solto para lutar nos conflitos promovidos por sua família.

  Durante a invasão à Kirigakure, ele retrocedeu e provavelmente por isso não foi morto pelos ninjas da Névoa. Logo depois, Orochimaru o encontrou e deu a ele um propósito para existir. Desde então, Kimimaro é completamente devotado ao sannin, e não mede esforços para satisfazer cada vontade de seu idolatrado mestre, mesmo quando Orochimaru mostra interesse em possuir seu corpo. O garoto tem no líder de Otogakure uma figura paternal, o único que se importou e o inspirou, semelhante à relação entre Haku e Momochi Zabuza.
A kekkei genkai (linhagem avançada) de Kimimaro, aliada às suas outras habilidades, fazem-no perfeito para combates a curta distância, mas o ninja também consegue lutar de longe usando os ossos das pontas dos dedos como projéteis. Tem alto poder de regeneração e capacidade de refazer os ossos. Mesmo no estado terminal da doença (que era provavelmente algum tipo de tuberculose ou câncer de pulmão, já que o sintoma mais freqüente era tosse com sangue), Kimimaro se esforçou para fazer com que Orochimaru recebesse seu novo "recipiente", Uchiha Sasuke.

  Kimimaro domina muito bem o Selo Amaldiçoado de nível dois e pode utilizá-lo para adquirir grande quantidade de força de acordo com sua vontade. Quando se transforma, sua pele escurece, as costelas se alongam saindo pelo tórax e sua espinha se prolonga numa calda parecida com a de um dinossauro. Nesse estágio, o ninja foi capaz de criar uma lança tão resistente e poderosa que foi capaz de penetrar a defesa absoluta de Gaara.

  {Spoiler}Aparentemente, o último Kaguya era o único que conseguia, com muita dificuldade, conter o instável Juugo, que se impressionava com o controle que Kimimaro tinha sobre o Selo Amaldiçoado.{Spoiler}

  Kimimaro morreu no meio de sua batalha contra Rock Lee e Sabaku no Gaara. Mesmo após ter enfrentado dezenas de Kage Bunshins de Naruto, o Punho Bêbado de Rock Lee (ainda se recuperando de sua operação) e uma luta intensa contra Gaara, o shinobi só morreu por estar muito doente.









SELOS  

A princípio, o selos são posições a serem executadas com as mãos, a combinação dessas posições junto ao fluxo de chakra liberado pode dar origem ao jutsus. Os selos são 12, e são representados pelos zodiaco chines, relacionados cada um com um animal diferente.
Além dos 12, outras posições de selos são viáveis para executar alguns jutsus como o "Kage Bunshin". Alguns selos do Jiraiya também não se encontram entre os desenhos abaixo. 
Os selos a seguir mostram eles sendo executados com as duas mãos como a maioria dos personagens os fazem. Porém não são todos que os executam assim, sendo raras e incríveis exeções como o Haku que possuem a capacidade de executa-los com apenas uma das mãos.